Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Fumar durante a gestação pode gerar quadros de obesidade infantil e juvenil

Tabaco afeta a fisiologia da placenta interferindo na oxigenação e fornecimento de nutrientes ao feto

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) alerta que fumar durante a gestação pode se relacionar a quadros de obesidade infantil e juvenil.

Segundo especialistas da entidade, o fumo na gravidez propicia o nascimento de bebês abaixo do peso com genoma programado para contínua retenção de alimentos e nutrientes e consequente, pré-disposição para um futuro quadro de obesidade.

Quando a mulher grávida fuma afeta a fisiologia da placenta interferindo na oxigenação e fornecimento de nutrientes ao feto. Esse menor aporte de nutrientes causa um efeito denominado programming. Isto é, o genoma da criança se adapta à contínua situação de escassez de alimentos.

Diante de um cenário de alimentação normal, o corpo da criança tende a reter calorias e nutrientes para uma possível recorrência de um quadro de restrição alimentar pré dispondo a criança à obesidade.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário