Hidratação inadequada prejudica o corpo e afeta o rendimento
A prática regular de exercícios físicos ajuda a manter uma vida saudável, mas exige cuidados para que não seja feita de maneira errada e acabe se tornando prejudicial. Manter uma boa hidratação é um dos aspectos importantes.
De acordo com o preparador físico Leandro Pessoa Olivério, diretor técnico da LPO Assessoria Esportiva, a água é componente imprescindível para que aconteçam reações químicas no corpo, as quais fornecem energia para os movimentos, inclusive durante as atividades físicas. A ausência de água no corpo, por sua vez, resulta em problemas mecânicos no organismo.
— Na coluna, a cartilagem que está presente entre as vértebras é composta, em grande parte, por água — exemplifica.
Olivério destaca que o atleta que se mantém hidratado de forma adequada pode até melhorar seu rendimento:
— Uma pessoa que está desidratada, além de perder sua proteção natural da coluna, sofrerá mais desgaste do que o normal no momento de absorver os impactos no corpo. Com certeza, isso reflete no desempenho do atleta na hora da prática.
O preparador físico recomenda a ingestão de 250ml de água a cada 20 ou 30 minutos de atividade física e alerta que o esportista deve iniciar a atividade já hidratado, porém sem excesso.
— Além da sensação de peso, a água em excesso pode causar a hiponatremia. Essa condição é muito perigosa para qualquer praticante de atividade física, pois suas transmissões nervosas são prejudicadas e o indivíduo perde capacidade de coordenação e cognição — adverte Olivério.
Após o término do exercício, recomenda-se o consumo de água nas seis horas seguintes, em pequenas quantidades, a cada 30 minutos, para reidratar o corpo.
Com informações da Indústria Brasileira de Bebedouros Ltda (IBBL).
Fonte Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário