Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Hospital de Torres registra sua primeira extração de órgãos para doação

Três pacientes em fila de espera foram beneficiados

Pela primeira vez, foi realizada captação de órgãos para doação no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, no Litoral Norte. O ato de solidariedade dos familiares de um paciente de 55 anos, diagnosticado com morte cerebral, ajudou a melhorar a qualidade de vida de outras três pessoas que estavam em fila de espera por rins e fígado.

O hospital é administrado por meio de parceria entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus e a Prefeitura de Torres. A retirada dos órgãos para doação foi feita pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO), do Hospital São Lucas da PUC-RS.

A coordenadora da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, Rosana Nothen, destaca que o diagnóstico e a extração dos órgãos somente foi possível graças às equipes itinerantes que mantém na política das OPOs. No caso de Torres, três delas participaram do processo, além do Sistema de Saúde Mãe de Deus.

Intensificar o trabalho de captação de órgãos no interior do Estado é uma das metas da Central de Transplantes para aumentar o número de doações. Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 17,3 doadores por milhão de habitantes e pretende pular para 25 até 2015. A média nacional é de 13,6 doadores por milhão de habitantes, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde em julho.

Para o médico Felipe Olson, diretor técnico do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, duas questões são cruciais para permitir a doação de órgãos:

— Uma delas, é a necessidade de infraestrutura hospitalar, pois representa um procedimento complexo. A outra é a importância das pessoas se conscientizarem que essa ação pode ser a única opção para muitas vidas.

No intuito de mobilizar a população em torno da causa, o Ministério da Saúde fechou uma parceria com o Facebook para que os usuários da rede se declarem doadores em seu perfil. Para se declarar doador, o usuário deve acessar a sessão "eventos cotidianos" e selecionar a opção relacionada ao tema.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário