Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de agosto de 2012

PB treina profissionais de saúde para incentivar uso do preservativo feminino

Iniciativa busca aumentar utilização de insumo estratégico na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis entre mulheres

Profissionais da área da saúde da Paraíba estão sendo capacitados sobre a prática de uso do preservativo feminino. A iniciativa visa incentivar a experimentação e a utilização deste insumo estratégico na prevenção das DST/AIDS/HV entre mulheres.

O evento, que acontece hoje (21), no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), é destinado aos técnicos das coordenações dos Serviços de Assistência Especializa (SAEs) e dos Centros de Testagens e Aconselhamento (CTAs) além dos profissionais dos hospitais de referência para as DSTAIDS e Hepatites Virais e pessoas da sociedade civil organizada.

A gerente operacional das DSTAIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde, Ivoneide Lucena Pereira, explicou que a proposta da capacitação foi elaborada por módulos com o objetivo principal de abordar temas como " pré-conceitos & valores" dos participantes, desenvolver dinâmicas participativas de convencimento de usuárias potenciais, como também treinar técnicas de colocação e retirada do preservativo feminino.

Ela explicou que os preservativos estão sendo utilizados nas ações de prevenção às DST/AIDS junto às profissionais do sexo e mulheres vivendo com o HIV. Para facilitar o trabalho, Ivoneide Lucena explicou que foi feito um levantamento denominado de " Mapa da Zona" , onde foi constatado que a Paraíba tem cerca de 50 pontos que as mulheres frequentam para manter relações sexuais. " Nesses locais, nós estamos intensificando as nossas ações de caráter preventivo e educativo" , destacou.

O Ministério da Saúde enviou para a Paraíba um lote de 42 mil preservativos femininos, além de gel lubrificante que começarão a ser distribuídos na próxima semana com as profissionais do sexo, mulheres vivendo com o HIV e outros grupos considerados como " vulneráveis" , a exemplo das pessoas privadas de liberdade.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário