Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Identificados mecanismos da doença renal que desencadeiam problemas cardíacos

Pesquisa indica que alterações celulares causadas pela doença renal aumentam risco de ataque cardíaco da mesma forma que o fumo

Pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, identificaram mecanismos subjacentes à doença renal que podem contribuir para um aumento do risco de problemas cardiovasculares.

O estudo revela que alterações celulares que ocorrem na doença renal aumentam o risco de doença circulatória da mesma forma que o fumo.

A pesquisa vai ajudar a entender os fatores de ligação entre o rim e as doenças circulatórias generalizadas, que até agora não foram bem compreendidos, dado que é difícil de estudar o revestimento interno dos vasos sanguíneos em pacientes.

Utilizando modelos animais com uma forma de doença renal crônica que imita a doença observada em humanos, Andy Salmon e seus colegas descobriram que o revestimento interno dos vasos sanguíneos em todo o corpo é danificado. O dano, que resulta em vasos sanguíneos com vazamento ao longo do corpo, é típico das mudanças observadas em pacientes humanos.

Este revestimento interior dos vasos sanguíneos compreende uma camada grossa de açúcares e proteínas que formam um revestimento contínuo dentro dos vasos sanguíneos, e proporcionam proteção para as paredes dos vasos. Quando este revestimento interior torna-se danificado, então vasos sanguíneos se tornam permeáveis e inflamados. Estudos anteriores demonstraram que os danos a esta camada interna acelera o processo de aterosclerose.

Segundo os pesquisadores, caso os resultados de danos ao revestimento dos vasos sanguíneos na doença renal também sejam verdadeiros para pacientes humanos, eles acreditam que isso possa explicar de alguma maneira as altas taxas de doença circulatória em pacientes com doença renal crônica.

"Essas descobertas são importantes, uma vez que podem significar que a proteção ou mesmo restauração da camada interna possa fornecer proteção para vasos sanguíneos e redução do risco de doenças cardíacas", afirma Salmon.

Pesquisas anteriores mostraram que este revestimento interno pode ser restabelecido por fatores de crescimento que existem no corpo, mas os cientistas ainda não descobriram drogas que alcançam o mesmo efeito, o que pressupõe que muito trabalho ainda precisa ser feito.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário