Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Minas Gerais aumenta em 22% número de mamografias no SUS este ano

Segundo secretaria, aumento no número de exames se deve a mudanças no programa de controle da doença

O estado de Minas Gerais apresentou aumento de 22% no número de mamografias realizadas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2012. Em seis meses foram 176.288 exames realizados, enquanto durante todo o ano de 2011 foram 143.932 exames.

Segundo a gerente estadual do Programa de Controle do Câncer de Mama, Colo e Útero, Renata Gomes, o aumento é uma consequência das mudanças no programa de controle da doença. Minas modificou pontos chaves do fluxo de atendimento à mulher. " A mudança mais importante foi a ampliação da faixa etária prioritária para 45 a 69 anos. Enquanto na maioria dos estados a idade prioritária é a partir dos 50 anos, em Minas Gerais, já aos 45 anos a mulher é aconselhada a fazer mamografia. E o estado oferece o exame gratuitamente para elas no SUS" , disse.

A ampliação da faixa etária tem como objetivo melhorar o prognóstico do Câncer de Mama nas mulheres mineiras. As taxas elevadas de mortalidade são consequência de um diagnóstico tardio da doença. " Aproximadamente 25% das mortes podem ser evitadas se a mulher descobrir o câncer ainda em estágio inicial. Aumentar a faixa etária garante o acesso do exame a uma ou mais mulheres, favorecendo o diagnóstico precoce da doença" , explicou Renata.

Em Minas ocorreram 1.071 mortes por câncer de mama e a taxa bruta de mortalidade foi de 10,6 óbitos por 100.000 mulheres mineiras. Para 2011, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que serão 4.250 mulheres com a doença a taxa bruta de incidência será de 41 casos novos por 100 mil mineiras.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Porém, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, no entanto, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Em 2010, ocorreram 12.812 mortes por causa da doença.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário