Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Remoção completa de rim deixa homens 3,5 vezes mais propensos à disfunção erétil

Nefrectomia total tem impacto negativo sobre a função erétil, enquanto remoção parcial do órgão pode proteger função sexual

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificaram ligação entre nefrectomia total - remoção completa do rim - e disfunção erétil.

Estudo retrospectivo avaliou dois grupos de homens, totalizando 432 pacientes, submetidos à cirurgia para tratar carcinoma de células renais. Um grupo foi submetido à remoção completa do rim, enquanto o outro tinha o órgão poupado na cirurgia. A função sexual foi medida antes e após a operação por meio do questionário de saúde sexual conhecido como Índice Internacional de Função Erétil.

De acordo com o autor sênior do estudo Ithaar Derweesh, resultados sugerem que a remoção do rim tem impacto negativo sobre a função erétil, enquanto a remoção parcial do órgão pode proteger a função sexual.

"Aproximadamente seis anos após a cirurgia, os pacientes submetidos a uma nefrectomia total foram 3,5 vezes mais propensos a desenvolverem disfunção erétil em comparação com aqueles que tiveram o rim reconstruído", diz o pesquisador.

"O principal argumento para poupar o órgão na cirurgia ao invés de removê-lo completamente é de preservar a função de filtragem dos rins. No entanto, estamos começando a entender que a remoção total do rim pode também aumentar o risco de doenças metabólicas e diminuir significativamente a qualidade de vida", destaca o principal líder do projeto, Ryan Kopp.

Estudos anteriores conduzidos por Derweesh reúnem evidências de que a nefrectomia parcial pode reduzir o risco de osteoporose e insuficiência renal crônica, que pode levar a eventos cardíacos e perturbações metabólicas.

O presente estudo foi publicado online na revista British Journal of Urology International.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário