Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tratamento psiquiátrico gratuito em SP, locais e endereços

Nos dias de hoje existem clínicas e centros de tratamento psiquiátrico que oferecem serviços gratuitos, com o objetivo de tornar a psiquiatria mais acessível.

A Psiquiatria é um ramo da medicina responsável pela prevenção, atendimento, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, sejam de cunho orgânico ou funcional, que desenvolvem manifestações psicológicas rígidas. Podemos citar como exemplos de doenças mentais tratadas pela psiquiatria a depressão, a esquizofrenia, os transtornos bipolares e os de ansiedade. O principal objetivo da psiquiatria é o de aliviar o sofrimento causado por essas doenças e proporcionar ao paciente o bem-estar.

Para diagnosticar o problema, inicialmente se faz necessário realizar uma avaliação completa do paciente em questão para que se possa obter uma análise mais consistente do transtorno, a fim de proporcionar a obtenção de um diagnóstico mais preciso e específico. Desta forma o psiquiatra consegue encaminhar o paciente para o tratamento mais adequado e que venha a trazer melhores resultados. Exames de cunho psicológico, neurológico e neuropsicológico são bastante utilizados para determinar a fonte do problema com mais precisão.

Centros de Atenção Psicossoal (CAPs)
Os Centros de Atenção Psicossoal são instituições da rede extra-hospitalar disponibilizadas de forma gratuita pelo Governo Federal à população. Os CAPs oferecem equipes de reabilitação com terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais altamente capacitados, a fim de proporcionar atendimento especializado para transtornos psiquiátricos, tais como depressão, alcoolismo, dependência química e esquizofrenia.

Os CAPs estão espalhados por todo o território brasileiro e têm como principais funções: prestar atendimento psiquiátrico diariamente, dar respaldo às pessoas com transtornos mentais rígidos e persistentes, dar suporte e organizar a rede básica de atenção à saúde mental e possibilitar a reinserção social de pessoas com qualquer tipo de transtorno.

Outros serviços
Além dos CAPs diversas clínicas e universidades disponibilizam serviços gratuitos de cunho psiquiátrico. No estado de São Paulo podemos destacar as seguintes:

•Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente;

•Associação Paulista da Síndrome do Pânico;

•Colmeia;

•Pontifícia Unversidade Católica;

•Universidade Presbiteriana Mackenzie;

•Universidade São Marcos;

•Cravi – Centro de Referência e Apoio à Vitima;

•Universidade Católica de Santos;

•Clínica Psicológica da PUC;

•Serviço de Psicoterapia do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

Fonte www.sempretops.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário