Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Combinações de remédios que são perigosas

Existem combinações de remédios que podem ser extremamente maléficas à nossa saúde. Conheça algumas associações de medicamentos perigosas.

Uma das principais causas de intoxicação em nosso país é ocasionada pela combinação indevida de medicamentos. No intuito de prevenir algumas terríveis consequências manifestadas por essas associações prejudiciais, separamos uma lista de combinações de remédios que são perigosas.

Automedicação – sinônimo de perigo
A combinação de medicamentos pode ocasionar graves problemas à saúde das pessoas. O principal fator que justifica esse fato muito comum em nosso meio é a automedicação. Muitas pessoas, sem ter o devido conhecimento, acabam associando a ingestão de medicamentos sem saber o quanto isso pode ser prejudicial. Além disso, as doses erroneamente administradas ou a associação com alimentos ou mesmo com bebidas alcoólicas também são outros fatores contribuintes para o desenvolvimento da intoxicação medicamentosa.

Conheça quais são as combinações de remédios potencialmente perigosas

Separamos abaixo uma pequena lista de medicamentos que, quando associados, podem trazer graves consequências à saúde do indivíduo. São elas:

•Corticoide e anti-inflamatórios – a principal consequência apresentada por essa associação é o aparecimento de dor de estômago. outra é que eles aumentam o risco de sangramento e formação de úlceras estomacais. Para evitar essas manifestações, o ideal é que você aguarde o tempo de tratamento do corticoide, para depois utilizar a outra classe de medicamento, o anti-inflamatório.

•Antiácidos e antibióticos – segundo especialistas, cerca de 70% do princípio ativo do antibiótico deixa de ser aproveitado, ao associá-lo com antiácidos. Isso por eles diminuírem as taxas de absorção. O ideal é que você espere até uma hora da ingestão do antibiótico, para tomar o antiácido.

•Remédios para emagrecer e antidepressivos – essa associação traz como consequência o aumento da pressão arterial, assim como dos batimentos cardíacos. Dessa forma, a combinação desses medicamentos só deve ocorrer diante de um acompanhamento médico rigoroso.

•Inibidores do apetite e calmantes – a combinação desses medicamentos pode trazer como manifestação irritabilidade, confusão mental, alteração dos batimentos cardíacos e tontura. Em casos raros, porém graves, as pessoas podem manifestar quadros de esquizofrenia e psicose. Dessa maneira, esses medicamentos não podem ser combinados em hipótese alguma, a não ser, em casos extremos e que haja acompanhamento médico adequado.

A associação de medicamentos pode ser extremamente prejudicial à saúde dos indivíduos. Assim, busque a orientação de um médico especializado antes de tomar qualquer medicamento e, inclusive, de associá-lo. Além disso, informe o seu médico diante de qualquer manifestação clínica que saia da rotina.

Fonte Mundo das Tribos

Nenhum comentário:

Postar um comentário