Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Exames que comprovam a infertilidade

Infertilidade examinadaSer mãe é o sonho de muitas mulheres e, de repente, tudo parece estar em seu lugar: o companheiro certo, boas condições financeiras, a idade ideal. Mas simplesmente não acontece. Enquanto algumas mulheres engravidam com tanta facilidade, outras sofrem com a dificuldade de engravidar sem que, aparentemente, haja qualquer problema com a saúde.

Bem, nessas horas não adianta ficar martelando a cabeça com “porquês”, o negócio é procurar um médico e fazer os exames que confirmarão ou não a infertilidade.

Até os 35 anos, manter relações sexuais com frequência sem usar nenhum método contraceptivo durante cerca de um ano sem conseguir engravidar é considerado normal, e não denota quaqleur problema com a saúde. Acima deste tempo, entretanto, a investigação de infertilidade já começa a ser indicada. Como a fertilidade cai com o passar dos anos, acima desta idade a recomendação é que os exames sejam feitos após seis meses com dificuldade de engravidar.

A investigação deve levar em conta cinco fatores: problemas hormonais e de ovulação, responsáveis por 50% dos casos de infertilidade feminina, entre outros realizado também através de exames de ultrassonografia transvaginal seriada e biópsia do endométrio; pesquisa de integridade anatômica do aparelho reprodutor (útero, colo uterino, aderências e trompas) através do histerossalpingografia, um tipo de raios-x; incompatibilidade entre os gametas femininos e masculinos; e endometriose.

Há vários tipos de exames que comprovam a infertilidade e procuram abranger todos os aspectos possíveis na detecção do problema. O exame de Dosagens Hormonais Seriadas pode ser feito de duas formas, em diferentes fases do ciclo feminino, e verificam os níveis de cinco hormônios (FSH, LH, estradiol, prolactina e progesterona). O exame analisa a reserva ovariana, a ovulação e os níveis hormonais que determinam a fixação do embrião.

Para detectar a infertilidade e verificar os motivos da difculdade de engravidar são feitos ainda os exames de glicose, insulina e HOMA; dos hormônios da tireóide (TSH e T4 livre); do CA125, que é um marcador de endometriose principalmente nos ovários, endometrioma, cistos e tumores; dos hormônios ligados ao hiperandrogenismo (aumento dos hormônios masculinos); e ainda uma investigação sobre trombofilia em casos de ocorrências relatadas de eventos como trombose e pré-eclampsia em gestação anterior.

Para uma investigação de infertilidade completa há indicação ainda de exames como hemograma completo, lipidograma e sorologias para doenças sexualmente trasmissíveis (DSTs), como chlamydia, HIV, sífilis e hepatite B. O importante é conversasr bastante com o seu médico e levar a ele seu histórico detalhado de forma que ele econtrará a melhor opção para detectar qualquer problema de infertilidade.

Fonte mamaes.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário