Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Você deve urinar no seu amigo para aliviar a dor da ferroada de uma água-viva?

Digamos que esse estudo pode te livrar de uma situação constrangedora: não, urina não alivia a dor de uma ferroada de água viva, como você talvez tenha visto no seriado “Friends”.

Ou seja: não saia fazendo xixi no seu amigo se ele for ferroado. Na verdade, os cientistas sugerem que você use vinagre (ou, se esse não é um ingrediente comum em sua bolsa de praia, água do mar), já que a urina simplesmente não tem a composição química certa para neutralizar a ferroada.

Os pesquisadores alertam: saia da água para evitar ser ferroado novamente. Uma vez longe do mar, despeje lentamente a própria água do mar sobre a ferroada.

Se estiver perto de um mercado ou restaurante onde possa conseguir vinagre, isso pode ser ainda mais eficaz, uma vez que o ácido ajuda a neutralizar a ferroada.

O médico Ryan Stanton concorda. Ele diz que a hierarquia de eficácia é esta: vinagre, álcool isopropílico, água do mar e, por último, urina. (Digamos que água do mar é mais fácil, não? Não vamos precisar urinar em ninguém).

Os produtos químicos ácidos no vinagre, no álcool e até mesmo na água do mar neutralizam a ferroada e desativam os nematocistos, células urticantes que injetam o veneno da água viva em sua pele.

O problema com a urina é que ela é simplesmente muito variável: se é concentrada, pode funcionar bem, mas a de uma pessoa bem hidratada não será muito diferente do que a água natural.

Outra dica é livrar a pele dos nematocistos. Depois de lavá-la com água salgada, use algo com uma borda bem definida (como um cartão de crédito) para raspar as células de sua pele.

O médico conta que na Austrália e no Havaí, os salva-vidas levam uma garrafa de vinagre consigo, mas isso não é provavelmente o caso da maioria das praias pelo mundo. Basicamente, pode ser uma boa ideia levar esse produto barato junto quando for tomar um banho de mar.

Fonte Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário