Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Nova droga para o câncer de próstata traz resultados promissores

Medicamento reduziu mortalidade e adicionou qualidade de vida aos pacientes

Estudo publicado na revista científica New England Journal of Medicine revela resultados promissores de uma nova droga para o tratamento de câncer de próstata, denominada de Enzalutamida. O estudo conhecido como Affirm Trial incluiu 1.199 homens com câncer de próstata metastático que não responderam ao tratamento tradicional, conhecido como "castração", que significa a diminuição nos níveis de hormônio masculino no organismo (testosterona) através do uso de medicamentos ou pela remoção cirúrgica dos testículos, já tratados com quimioterapia.

Da amostra, 800 pacientes receberam a medicação Enzalutamida e 399 tomaram placebo. O grupo tratado com a nova droga obteve uma média de sobrevida de cinco meses a mais do que o grupo do placebo com uma redução de 37% no risco de morte.

Além disso, todos os escores referentes à qualidade de vida, incluindo a dor, revelaram melhoras para os pacientes tratados com a nova droga, bem como a maioria dos pacientes foram beneficiados nos primeiros três a seis meses de tratamento. A droga também revelou menos efeitos colaterais que outras existentes no mercado.

De acordo com o oncologista Luiz Bruno, do Instituto do Câncer Mãe de Deus, a Enzalutamida bloqueia os receptores da testosterona nas células cancerosas, gerando a sua morte.

— O mecanismo utilizado por essa droga é totalmente novo e sobrepassa a resistência do tumor aos tratamentos hormonais tradicionais — comenta.

O especialista acrescenta que a inovação que essa droga traz é adicionar tempo de vida com qualidade.

— Empregada em sequência ou combinada às demais drogas igualmente ativas, acena com a possibilidade de que o câncer de próstata possa ser uma doença crônica controlável com medicamentos no futuro, como já ocorre em outros tumores — conclui o médico.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário