Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Chá verde mantém adultos mais ágeis

Um estudo japonês revela que adultos idosos que bebem chá verde regularmente podem permanecer mais ágeis e independentes do que seus contemporâneos com o passar do tempo.

O chá verde contém químicos antioxidantes que ajudam a evitar os danos celulares que podem provocar doenças. Os pesquisadores estão estudando o efeito do chá verde em tudo, do colesterol ao risco de certos cânceres, com resultados mistos até agora.

No estudo, realizado com milhares de pessoas e publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores decidiram examinar se bebedores de chá verde têm um menor risco de fragilidade e incapacidade conforme envelhecem.

A pesquisa coordenada por Yasutake Tomata, da Escola de Medicina da Universidade Tohoku, acompanhou de perto de 14.000 adultos com mais de 65 anos durante três anos. A equipe descobriu que os que beberam mais chá verde eram os menos propensos a desenvolver “incapacidade funcional”, ou problemas com atividades diárias e necessidades básicas, como se vestir ou tomar banho.

Quase 13 por cento dos adultos que beberam menos de uma xícara de chá verde por dia tornaram-se funcionalmente incapacitados, em comparação com pouco mais de 7 por cento das pessoas que beberam pelo menos cinco xícaras por dia. Entretanto, o trabalho não provou que apenas o chá verde mantinha as pessoas ágeis com a idade.

Segundo os pesquisadores, as pessoas que consomem chá verde geralmente têm dietas mais saudáveis, incluindo mais peixe, vegetais e frutas, assim como uma instrução maior, uma taxa menor de fumantes, menos ataques cardíacos e derrames, e uma maior acuidade mental. Eles também tendem a ser mais ativos socialmente e a ter mais amigos e familiares com quem contar. Mas apesar desses fatores, o chá verde sozinho foi relacionado a um menor risco de deficiência, disseram os pesquisadores.

O chá verde e seus extratos são considerados seguros em pequenas quantidades, mas eles contêm cafeína e pequenas quantias de vitamina K, que podem interferir com medicamentos que impedem a coagulação do sangue, alertam especialistas.

Fonte Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário