Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Chá de seita religiosa ajuda dependentes a largar o vício

 
O chá ayahuasca, conhecido como Daime, pode ajudar alcoólatras crônicos e usuários de drogas ilícitas, que se identificavam como “sem solução”, a abandonarem o vício. Embora o tratamento com o chá não seja divulgado publicamente. Mas, médicos e cientistas ainda estudam os efeitos da bebida para saber a causa da suposta eficácia contra o vício.

A bebida é utilizada por membros de grupos religiosos como o Santo Daime e a União do Vegetal, além de dissidentes e, para ingressar nestes, é necessário ser apresentado por outro integrante da seita.

O psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (Proad), da Unifesp, em São Paulo, afirma que as pessoas que ingressaram nos grupos do ‘vegetal’ milagrosamente largaram o álcool depois de 30 a 40 anos de alcoolismo.

O médico, que não indica o chá como tratamento, afirma que o próprio ritual pode ter algo a ver com a recuperação dos dependentes. E afirma: sabemos que o contexto religioso protege as pessoas das drogas, mas suspeito que não seja somente isso. Há um efeito químico nisso tudo, que ainda não foi pesquisado.

Outra opinião vem do doutor em farmacologia João Ernesto de Carvalho, coordenador da Divisão de Farmacologia e Toxicologia do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas(CPQBA), da Unicamp, também em São Paulo, que não tem explicações para justificar o fim da dependência. Ele afirma que sob o ponto de vista farmacológico, a pessoa teria de tomar doses diárias do chá, como se ele fosse um antidepressivo, o que não ocorre, jáque os rituais são realizados, em média, duas vezes ao mês.

De acordo com Dartiu Xavier da Silveira, a dúvida é se a ayahuasca pode ter um efeito adverso e criar, por sua vez, uma nova dependência, a dependência psicológica. E explica: não é uma droga do prazer ou que dê ‘barato’ como a cocaína, o álcool ou outra substância, mas pode ser uma experiência agradável que as pessoas queiram repetir.

Fonte Corpo Saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário