Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Pacientes reumáticos tem dificuldade de aceitar tratamento

As doenças reumáticas são um grande problema de saúde pública no Brasil. São a segunda maior causa de afastamento temporário do trabalho e a terceira causa de aposentadorias precoces por invalidez. Isto porque um pequeno número, dos mais de 100 tipos de doenças reumáticas, pode ser curado.

Porém, apesar da minoria das doenças reumáticas apresentarem possibilidade de cura, a maioria pode ser controlada, proporcionando uma vida normal ao seu portador. Isso depende, na maioria dos casos, da reabilitação física do paciente.

De acordo com o reumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Carmo de Freitas, há pessoas que têm, por exemplo, problemas nas articulações que dão sustentação ao corpo, estão acima do peso e se negam, mesmo com a prescrição do médico, a fazer uma dieta associada a uma atividade física”, conta Dr. Carmo.

De acordo com o reumatologista, apesar da constante descoberta de novos medicamentos, é preciso ajudar este paciente a compreender que o melhor resultado para o seu tratamento dependerá das mudanças que terá que efetuar em seus hábitos de vida.
 
É possível evitar o surgimento das doenças reumáticas?
Para evitar o surgimento de doenças reumáticas é preciso adquirir a consciência de que, por mais fantástico que seja o desempenho de nosso sistema músculo-esquelético, ele se desenvolveu dentro de condições ambientais bem diferentes das quais nos encontramos atualmente.

“O homem primitivo caminhava e se exercitava naturalmente na sua busca de alimento e proteção contra predadores, e toda nossa conformação corporal está adaptada a este exercitar constante da musculatura”, explica o especialista.

Por isso, é tão importante realizar exercícios e evitar posturas inadequadas e esforços excessivos ou repetitivos.
 
Algumas dicas para se prevenir:
  • Caminhar utilizando o calçado adequado é o melhor exercício para prevenir os diversos tipos de doenças reumáticas;
  •  
  • Para quem trabalha sentado, é necessário manter uma postura correta e, de tempos em tempos, fazer relaxamento muscular e exercícios de alongamento;
  •  
  • Nas atividades que implicam esforços repetitivos, relaxar e alongar os músculos a intervalos regulares é importantíssimo;
  •  
  • Evitar esforços excessivos e, ao levantar pesos, manter a coluna ereta, pode evitar muitos problemas futuros.
  •  
  • Durante o sono, é recomendável não usar colchões muito moles e travesseiros muito baixos ou altos demais, o que pode provocar vários problemas na coluna;
  •  
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário