
Porém, apesar da minoria das doenças reumáticas apresentarem possibilidade de cura, a maioria pode ser controlada, proporcionando uma vida normal ao seu portador. Isso depende, na maioria dos casos, da reabilitação física do paciente.
De acordo com o reumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Carmo de Freitas, há pessoas que têm, por exemplo, problemas nas articulações que dão sustentação ao corpo, estão acima do peso e se negam, mesmo com a prescrição do médico, a fazer uma dieta associada a uma atividade física”, conta Dr. Carmo.
De acordo com o reumatologista, apesar da constante descoberta de novos medicamentos, é preciso ajudar este paciente a compreender que o melhor resultado para o seu tratamento dependerá das mudanças que terá que efetuar em seus hábitos de vida.
É possível evitar o surgimento das doenças reumáticas?
Para evitar o surgimento de doenças reumáticas é preciso adquirir a consciência de que, por mais fantástico que seja o desempenho de nosso sistema músculo-esquelético, ele se desenvolveu dentro de condições ambientais bem diferentes das quais nos encontramos atualmente.
“O homem primitivo caminhava e se exercitava naturalmente na sua busca de alimento e proteção contra predadores, e toda nossa conformação corporal está adaptada a este exercitar constante da musculatura”, explica o especialista.
Por isso, é tão importante realizar exercícios e evitar posturas inadequadas e esforços excessivos ou repetitivos.
Algumas dicas para se prevenir:
- Caminhar utilizando o calçado adequado é o melhor exercício para prevenir os diversos tipos de doenças reumáticas;
- Para quem trabalha sentado, é necessário manter uma postura correta e, de tempos em tempos, fazer relaxamento muscular e exercícios de alongamento;
- Nas atividades que implicam esforços repetitivos, relaxar e alongar os músculos a intervalos regulares é importantíssimo;
- Evitar esforços excessivos e, ao levantar pesos, manter a coluna ereta, pode evitar muitos problemas futuros.
- Durante o sono, é recomendável não usar colchões muito moles e travesseiros muito baixos ou altos demais, o que pode provocar vários problemas na coluna;
Fonte Corposaun
Nenhum comentário:
Postar um comentário