Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Simpatectomia: A cirurgia para hiperidrose

A simpatectomia é uma cirurgia e uma das possibilidades de se lutar contra os problemas causados pelo excesso de suor da hiperidrose, uma doença que atinge a 1% da população mundial, mas que pode causar diversos problemas e constrangimentos que acabam levando a fugas de relações sociais.
 
Sendo um procedimento cirúrgico de pequeno porte feito por um cirurgião torácico, ela visa interromper as fibras nervosas simpáticas que estimulam as glândulas de suor.
 
Feito por meio de operação toracoscópica, ela é iniciada sob anestesia geral, por meio de dois ou quatro pequenos orifícios de em média 1cm feitos próximos as axilas e o peito (1 em cada um), por onde são introduzidas uma câmera e o material de trabalho.
 
Dessa forma são cortados os nervos responsáveis por emitir a informação de produção de suor, a cadeia simpática, neutralizando seletivamente a porção que interessa.
 
Logo após a cirurgia já é possível observar os resultados, que podem ser bem notórios. As extremidades superiores, tanto as duas mãos como as axilas, em 95% dos casos, encontram-se secas assim que o paciente recupera-se da anestesia.
 
Em relação à hiperidrose plantar e facial a porcentagem de melhoria total decai um pouco, porém ainda se estabelece acima da metade dos casos, alcançando 70%.
 
Como efeito colateral o excesso de suor pode ser transferido para outros locais, geralmente pés ou costas (parte superior ou inferior). Porém, sendo locais menos participantes de encontros sociais, a melhora na qualidade de vida da pessoa pode ser muito grande, acabando com embaraços e preocupações, que acabam atingindo o psicológico do paciente.
 
Após a cirurgia, a melhora do paciente tende a ser bem rápida. Em geral, nos primeiros dois dias pode se ter um pouco de dor, sendo que o período de recuperação total leva de uma a duas semanas. Os resultados geralmente são permanentes.
 
É importante ressalta que é imprescindível a identificação da doença por um médico e o acompanhamento pré, durante e pós-cirúrgico.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário