Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Conheça os benefícios e os malefícios do sal em nosso corpo

Consumido de forma moderada, óbitos por AVC podem diminuir em até 15%
 
O papel do sal em nosso organismo é da maior importância. Ele colabora no bom funcionamento do corpo, regulando a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora de nossas células. Só que, como tudo na vida, precisa haver um equilíbrio.
 
Consumido em excesso, o sal provoca alterações nesses líquidos, levando o organismo a reter mais água. Com isso, coração e rins ficam sobrecarregados, principal causa da hipertensão.
 
A doença prejudica a flexibilidade das artérias e ataca vasos, coração, rins e cérebro. Quando o sangue circula com pressão elevada, acaba por causar lesões na fina camada que recobre os vasos, causando endurecimento e entupimento nos mesmos, podendo vir a se romper com o passar do tempo.
 
Quando os vasos entopem no coração podem vir a causar doenças graves que vão do infarto ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nos rins a filtração no sangue pode vir a ser alterada, causando até a paralisação dos órgãos.
 
Por isso é que os médicos e especialistas insistem tanto na necessidade de diminuir a ingestão de sal. A quantidade recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de menos de cinco gramas por pessoa.
 
Mas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os brasileiros consomem uma média de 12 gramas diárias. Consumido de forma moderada, óbitos por AVC podem diminuir em até 15%, por infarto 10% , aumentando a expectativa de vida em até quatro anos.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário