Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Goiás: Organizações Sociais são proibidas de administrar hospitais

Irregularidades apontadas nos contratos em vigência, a remoção de servidores concursados pela contratação de mão de obra e o consumo considerável de recursos financeiros apontados pelo Ministério Público do Estado e comprovam a capacidade do Estado em conduzir os serviços de Saúde
 
No último 14 de dezembro, o governo de Goiás foi proibido de celebrar novos contratos com as Organizações Sociais (OS) para a gestão de hospitais estaduais, em liminar proposta pelo Ministério Público Estadual (MPGO), deferida pelo juiz Eduardo Pio Mascarenhas da Silva, da 2ª Vara de Fazenda Pública Estadual.
 
Segundo o MPGO, é permitida a contratação de até 50% dos empregados de forma direta, acarretando na remoção de servidores concursados, além de que os serviços destroncados às OS são antecipadamente quantificados nos contratos e pagos, independente de seu cumprimento. O órgão ministerial ainda sustenta que com a transferência da administração dos hospitais estaduais para as Organizações Sociais, o governo de Goiás não homologou a decisão do Conselho Estadual de Saúde, que se manifestou contra a mudança de gerência.
 
Irregularidades apontadas nos contratos em vigência, a remoção de servidores concursados pela contratação de mão de obra e o consumo considerável de recursos financeiros apontados pelo MPGO comprovam a capacidade do Estado em conduzir os serviços de Saúde.
 
Embora tenha mantido os contratos em vigência, na mesma decisão o magistrado indeferiu o pedido liminar do MPGO para que o Estado fosse impedido de prorrogar ou renovar os contratos vigentes, pois, segundo o juiz, poderia “acarretar perigo à saúde da população. Uma vez que esta poderá ficar provada desse serviço essencial”.
 
As informações são do Conselho Nacional de Saúde e, segundo o órgão, a deliberação colabora com o desenvolvimento do processo democrático, reduzindo ações que dificultam as conquistas na luta contra a terceirização e/ou privatização do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário