Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Bactéria causadora de úlcera tem diminuído e Câncer de Esôfago aumentado

A bactéria causadora de úlcera de estômago, Helicobacter pylori, está sendo erradicada no mundo desenvolvido, o que pode estar reduzindo o risco de câncer de estômago. Entretanto, ao mesmo tempo, esta queda do H. pylori pode também estar contribuindo para o aumento das taxas do câncer de esôfago nos EUA.

O Dr. Martin Blaser, da New York University School of Medicine disse que estudos mais intensos do H. pylori mostrou que este está diminuindo no mundo ocidental, principalmente devido ao uso dos antibióticos. A transmissão da bactéria , ela é habitualmente disseminada pela via fecal-oral, é menos comum também, graças a fontes de água mais limpas.

Menos colonização por H. pylori se mostrou ser uma faca de dois gumes, disse o Dr. Blaser, no Simpósio da National Foundation for Infectious Diseases.

"A história do H. pylori é uma troca", declarou Blaser. Ele apontou que se você tem a bactéria, especialmente uma cepa em particular conhecida como CagA, você está mais susceptível a estar sob o risco de câncer de estômago. Mas se a bactéria está ausente, a pessoa está sob maior risco de câncer de esôfago.

Condições tais como a doença do refluxo gastroesofageano (DRG) e esôfago de Barrett têm aumentado de incidência nos EUA e em outros lugares no mundo desenvolvido. Na DRG, o conteúdo do estômago retorna ao esôfago, causando grave queimação retroesternal. No esôfago de Barrett, lesões ulceradas benignas se formam no esôfago, usualmente devido à irritação crônica causada pelos sucos digestivos ácidos.

Ambas as condições podem ser precursoras de câncer. O câncer de esôfago está aumentando 11% ao ano nos EUA, 16% por ano na Austrália e 17% ao ano na Noruega. É o câncer que mais rapidamente cresce nos EUA. O câncer de estômago, entretanto, tem diminuído.
 
Fonte Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário