Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Portugal: Vacina da gripe A está sob suspeita

Há uma relação entre a vacina Pandemrix e a narcolepsia e isso
 está atualmente provado através de vários estudos internacionais
A família de uma adolescente de 16 anos reportou à Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) a sonolência diurna excessiva (narcolepsia), paralisia no sono, fraqueza muscular e alucinações, sintomas que a rapariga passou a ter depois de ser vacinada com a Pandemrix contra a gripe A, em 2009.
 
Há mais dois casos de narcolepsia em Portugal, cuja ligação à vacina também está a ser investigada pelo Infarmed. Noutros países europeus registaram-se 795 casos, 200 dos quais na Suécia, mas há também na Finlândia, Noruega, Irlanda e França.
 
Esta doença, que provoca uma sonolência extrema e súbita, não tem cura. A especialista em doenças do sono, a neurologista Teresa Paiva, afirmou ao CM que acredita haver mais casos em Portugal. "Acho muito estranho que não haja mais casos da doença, porque muitas crianças e adolescentes foram vacinados. Eu própria notifiquei um caso ao Infarmed, de uma criança, em 2009", afirmou Teresa Paiva.
 
A especialista sublinhou que "há uma relação entre a vacina Pandemrix e a narcolepsia e isso está atualmente provado através de vários estudos internacionais".
 
Segundo Teresa Paiva, haverá uma "predisposição genética" das pessoas vacinadas para desenvolver a doença do sono, que é "muito grave" e manifesta-se pouco tempo depois da vacinação.
 
A adolescente, que pediu ao CM para não ser identificada, sofre com a doença. "Adormeço nas aulas, no autocarro e por isso tenho de andar acompanhada pela minha avó", conta a rapariga.
 
O Infarmed afirma ao CM que recebeu três notificações de narcolepsia associada à vacina, uma das quais já em 2013, e que está a ser "investigada". Os restantes dois casos foram reportados em 2010 e 2011. O CM contactou a direção do laboratório GlaxoSmithKline, que comercializou a vacina Pandemrix, mas recusou prestar esclarecimentos.
 
Adolescente sueca toma estimulantes
A sueca Emelie Olsson é uma das adolescentes que desenvolveu narcolepsia, após ter sido imunizada com a vacina Pandemrix. Contou que precisa de tomar estimulantes para controlar o problema. O especialista na doença, Emmanuel Mignot, da Universidade de Stanford, EUA, acredita que as evidências científicas mostram a relação entre a vacina e a doença. Porém, Norman Begg, médico da divisão de vacinas do laboratório diz não existirem provas suficientes.
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário