Entre os produtos com aditivos estão embalagens, brinquedos, eletrônicos, móveis, produtos de limpeza, xampus, cremes, sabões e farmacêuticos |
Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (ONU), o número de químicos EDCs, ou seja, aqueles com efeitos endocrinológicos, aumentou entre 2000 e 2012. O mais grave, de acordo com a organização, é que muitos não são testados quanto a seus efeitos na saúde humana e animal.
Os especialistas explicam que as pessoas estão expostas aos EDCs de diversas formas, incluindo a ingestão de comida, água, poeira, pela inalação e pela pele. Isso ocorre porque os químicos vêm de fontes variadas, entrando no meio ambiente durante a produção, uso ou eliminação dos próprios químicos e de seus derivados.
Acredita-se que a exposição a essas substâncias pode estar ligada a casos de câncer de mama, tireoide e próstata, deformações em bebês, hiperatividade em crianças, asma, obesidade, diabetes, males de Alzheimer e Parkinson, derrames e problemas de fertilidade. Além disso, as crianças podem entrar em contato com os EDCs ainda no útero materno.
Entre os produtos com aditivos estão embalagens, brinquedos, eletrônicos, móveis, produtos de limpeza, xampus, cremes, sabões e farmacêuticos.
Fonte BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário