Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Neuronavegador: Inovação na cirurgia de remoção de tumores no cérebro

Neuronavegador: Inovação na cirurgia de remoção de tumores no cérebro Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Médico que está executando a intervenção pode avaliar de
maneira mais exata o local da incisão
Avanço da tecnologia 3D faz procedimento médico se assemelhar a videogame
 
Imagine o GPS instalado em seu carro que leva a qualquer lugar, indicando ruas, trajetos e a melhor forma de chegar ao destino? É dessa forma que um aparelho chamado neuronavegador funciona em procedimentos cirúrgicos neurológicos.

— Pode ser considerado um GPS para o cérebro e vem revolucionando as cirurgias para tumores cerebrais — diz Mauricio Mandel, neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).

O médico explica que ao ser realizada uma ressonância magnética, os resultados deste exame ficam arquivados em um computador, sendo convertidos em uma imagem tridimensional.

— Isso gera informações denominadas coordenadas e, por meio delas, o neurocirurgião pode localizar lesões durante o procedimento cirúrgico — explica o especialista.

Com a ajuda de um laser ou uma caneta com sensor, muito semelhante a alguns videogames modernos, o neurocirurgião direciona para uma determinada região cerebral e as coordenadas são acionadas, apontando dados daquele paciente. Exatamente como um GPS que vai direcionando o médico, em tempo real, durante a operação.

— A reconstrução 3D é uma grande inovação, pois contribui para uma melhor compreensão do ato cirúrgico. Como hoje tudo é visto em 3D, a medicina não poderia ficar para trás — afirma Mandel.

Com este tipo de tecnologia um procedimento cirúrgico cerebral tende a ficar mais seguro e menos invasivo. Afinal, o neurocirurgião pode acessar e retirar tumores sem comprometer áreas profundas e nobres do cérebro, sem correr o risco de lesioná-las. De acordo com o especialista, por meio desse instrumento uma cirurgia pode ser realizada em cerca de uma a três horas.

— Um procedimento convencional costuma atingir seis horas de duração — compara.

Isso acontece porque, com o neuronavegador, o médico que está executando a cirurgia pode avaliar de maneira mais exata o local da incisão. Essa tecnologia também garante um procedimento menos lesivo, diminuindo o risco em uma cirurgia considerada tão complexa. Além disso, o paciente que se submete a um procedimento com o auxílio deste GPS cerebral tem a chance de contar com uma recuperação mais rápida. Muitos pacientes tem alta no dia seguinte após a realização de uma cirurgia cerebral. O retorno à rotina e ao trabalho são quase imediatos, pois o trauma cirúrgico é muito diminuído.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário