Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Profissionais de saúde não estão preparados para lidar com pacientes com problemas mentais

De acordo com a pesquisadora, os usurários que buscaram
ajuda na UBDS apresentam sintomas de depressão, psicose e agitação
Profissionais de saúde têm, geralmente, pouco preparo parta tratar pacientes psiquiátricos. Essa é a afirmação de pesquisa realizada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP).
 
De acordo com a responsável pelo estudo, a enfermeira Sara Pinto Barbosa, a falta de preparo dos profissionais de saúde se dá, entre outros fatores, pela formação profissional pouco adequada.
 
A pesquisa foi realizada entre maio e agosto de 2011 na Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) da região oeste e Ribeirão Preto, que integra a Centro de Saúde da Faculdade de Medicina da Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Dados mostraram que, durante o período considerado no estudo, foram realizados 1.893 atendimentos, sendo 54 pacientes encaminhados a serviços de saúde mental.
 
Sara realizou entrevistas com 17 profissionais de saúde que fazem parte da equipe de pronto atendimento da UBDS, tendo como objetivo conhecer o cotidiano do atendimento em saúde mental. A pesquisadora realizou, também, 90 horas de observação do trabalho da equipe de saúde.
 
De acordo com a pesquisadora, os usurários que buscaram ajuda na UBDS apresentam sintomas de depressão, psicose e agitação. Onze pacientes foram encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial, o que, para Sara, é considerado um ponto positivo por demonstrar preocupação dos profissionais em encaminhar os pacientes ao tratamento específico.
 
Sara explica que a demanda em saúde mental é constante nos serviços de saúde, mas os próprios profissionais admitem ainda nãos estarem preparados para lidar com pacientes psiquiátricos. A pesquisadora notou, também, que apesar do atendimento inicial ser igual aos demais pacientes, há uma exclusão e um tom de preconceito e estigma por parte dos profissionais quando se trata de pacientes mentais.
 
Fonte Agência USP

Nenhum comentário:

Postar um comentário