Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Musculação pode auxiliar o tratamento de doenças

Musculação pode ser usada como tratamento
complementar para doenças como hipertensão,
osteoporose e problemas cardíacos
Exercício traz diversos benefícios também para a terceira idade
 
A cirurgia parecia ser a única solução para Elizabeth Michels tratar a hérnia de disco que lhe provocava dores e limitava os movimentos. Ela mal conseguia caminhar e tomava tantos remédios que chegou a ter problema estomacal.
 
— Minha geriatra já havia recomendado operar — conta a aposentada de 77 anos, que também sofre de hipertensão e osteoporose.
 
Tudo começou a mudar um ano atrás, quando Elizabeth passou a fazer musculação como terapia, com acompanhamento médico e de educadores físicos. Os resultados foram tão expressivos que a rotina semanal de exercícios inclui, atualmente, além de duas horas de musculação e uma de pilates, caminhadas pela praia, passeios de bicicleta e tarefas domésticas antes impraticáveis por causa da dor, como varrer a casa.
 
— Eu era toda dura. Agora até dispensei a empregada. Tenho apenas uma faxineira uma vez por semana — comemora ela.
 
A evolução chamou a atenção do marido Waldomiro, 78 anos, que também entrou na musculação.
— Melhorou tudo — diz Elizabeth, dando risadas.
 
Segundo o fisiatra Paulo Lima, a musculação pode ser usada como tratamento complementar para diversas doenças, como hipertensão, osteoporose e problemas cardíacos.
 
— Os exercícios, se bem feitos, trazem benefícios até para casos de artrose — afirma.
 
Uma das vantagens da musculação é que ela pode ser feita de acordo com a capacidade física de cada um.
 
— A musculação pode ser mais suave do que caminhar — explica o reumatologista José Maria Santarém, pioneiro em fisiatria no país.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário