Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de março de 2013

Vacina fornecida na forma de spray nasal impede infecção pelo vírus H5N1

Testes com modelos animais mostraram que a nova vacina com vírus atenuado estimula uma resposta imune mais forte
 
Estudos com uma nova vacina experimental demonstraram eficácia contra o vírus H5N1 causador da gripe aviária, de acordo com pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA.
 
A vacina utiliza um vírus atenuado, ao invés de um vírus morto, já que vírus mortos são quebrados com produtos químicos ou calor, e eles são usados porque são mais seguros do que os vírus atenuados. Vacinas de vírus mortos contra a gripe aviária são injetadas na corrente sanguínea, já esta vacina é administrada via spray nasal, imitando o processo natural de infecção, estimulando uma resposta imune mais forte.
 
O perigo das atuais vacinas de vírus vivos atenuadas é que elas podem trocar material genético com outras variedades de vírus da gripe que atacam anualmente, tornando vírus potencialmente letais, mas de difícil transmissão, tais como H5, facilmente transmissíveis entre humanos.
 
Para eliminar esses riscos, Daniel Perez e seus colegas criaram um projeto genial. Os vírus da gripe transportam seu material genético em oito "segmentos". Quando os vírus recombinam, eles trocam segmentos. Mas cada segmento é único, todos os oito são necessários, e os vírus são impróprios se tiverem mais de oito segmentos.
 
A vacina baseia-se em uma versão atenuada do vírus H9, com um gene H5 adicionado a um dos segmentos do vírus H9 a fim de conferir imunidade ao vírus da gripe aviária. De acordo com os pesquisadores, isso interfere na replicação do vírus e torna a vacina mais segura.
 
O passo seguinte foi modificar o gene H5 para adicioná-lo à vacina. Ele foi inserido no segmento 8, no lugar do gene NS2.
 
A equipe ressalta que outro aspecto do projeto da nova vacina faz com que ela seja mais segura ainda, tornando o sucesso do rearranjo menos provável. Dois genes NS1 e NS2 são necessários para a replicação viral. Uma vez que, agora, eles estão separados em segmentos diferentes, qualquer rearranjo terá de incluir ambos os segmentos, em vez de apenas o segmento 8. Isto reduz consideravelmente a probabilidade de recombinação com êxito.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário