Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de março de 2013

Padilha fala sobre atual cenário da Saúde

Durante encontro, do Lide, o ministro falou sobre questões prioritárias do setor como: registro de medicamentos, obesidade, filas, falta de médicos, Santas Casas, PEP, Cartão SUS, etc
 
Durante almoço-debate, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, discorreu sobre o momento da saúde brasileira e suas questões prioritárias. O evento reuniu nesta segunda-feira (26/03) 328 participantes no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.
 
Registro de medicamentos mais rápido
“O Sistema de Registro Eletrônico de Medicamentos trará redução no prazo de análise da Anvisa para novos medicamentos, com a finalidade de estimular a produção e aumentar a competitividade. O prazo deverá ser igual ao do FDA americano. Para tanto, serão contratados 314 servidores e 80% vão para a área de registro de medicamentos para agilizar o processo já a partir de abril”, afirmou Padilha, reiterando que é um grande incentivador da desoneração de impostos dos medicamentos.
 
Transplantes e Obesidade
O ministro lembrou que quase 100% dos transplantes são realizados pelo SUS e que cerca de 50 milhões de brasileiros são usuários de plano de saúde. “O Brasil é o único país com mais de 100 milhões de habitantes a ter sistema total público”, garante. Outra questão importante que precisa ser enfrentada é a obesidade. “Temos 48,5% da população das capitais com excesso de peso e cerca de R$ 500 milhões são investidos pelo SUS em problemas de obesidade”.
 
Redução das filas
Uma das principais preocupações da população é com o tempo de espera nos atendimentos em hospitais. “Estamos investindo em novas tecnologias para reorganizar a taxa de ocupação”. O ministro afirmou que hoje o Ministério de Saúde monitora online os principais hospitais que fazem parte do grupo de urgência/emergência e esse monitoramente trouxe, além da redução no tempo de espera, a diminuição de perdas nas farmácias dos ambulatórios, por exemplo.
 
Falta de médicos
A falta de médicos também permeou o debate. Segundo o ministro, nos Estados Unidos, 25,9% dos médicos são formados fora do país, enquanto que no Brasil esta taxa é de menos de 1%. “Temos forte mercado para médicos, já que, para cada 1,5 de vaga formal disponível, temos apenas um profissional”. Padilha lembra que é preciso ter programa que estimule o profissional a trabalhar nos bairros mais pobres ou nas cidades mais distantes.
 
Saúde suplementar x pública
Questionado sobre a dicotomia existente entre o sistema público e privado, o ministro foi enfático: “a dicotomia é um atraso”. Ele lembra que parte grande da população possui saúde suplementar e usa SUS. “O SUS também não sobreviveria sem os hospitais privados e filantrópicos, pois temos várias parceiras para transplantes, por exemplo. A saúde suplementar aprende muito com a saúde pública, como no caso do médico da família e saúde preventiva, e o público também aprende com o privado como na tecnologia para gestão de novos hospitais. O que importa é atender bem a população”, finaliza.
 
Cartão SUS E PEP
Para Padilha, o cartão SUS e prontuário eletrônico são importantes não só na redução de fraudes, mas também no melhor atendimento do paciente, o acesso a exames que realizou, medicamentos que utiliza, etc. “Combinado com isso, evitamos a duplicidade de exames e, assim, o cartão mais prontuário trará redução no desperdício”, finaliza.
 
Santas Casas
Sobre a questão de as Santas Casas prometerem parar atendimento em abril, o ministro disse que, se estivesse na situação delas, aproveitaria para utilizar mais os recursos do Ministério da Saúde. “Em 2011 criou-se incentivos específicos pela qualidade do atendimento prestado. Se a Santa Casa quer 100% SUS, recebe 20% mais por procedimento; se quer participar de programa de transplantes, recebe 60% mais”, garante Padilha.
 
Fonte Saudeweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário