Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 10 de julho de 2013

Crise reduz taxa de natalidade na União Europeia, aponta estudo

Alguns dos boatos incluem a suposta gravidez de uma menina por ter jogado a "roleta" (Foto: PA)
Foto: PA
Natalidade na União Europeia caiu, de acordo com estudo, por conta da crise
Países mais afetados são os do sul da Europa, como a Espanha e Croácia. Dados foram divulgados pelo Instituto alemão Max Planck
 
Os índices de natalidade na União Europeia (UE) caíram nos últimos anos em uma relação direta com o aumento do desemprego, especialmente nos países mais castigados pela crise, apontou um estudo do Instituto Max Planck divulgado nesta quarta-feira (10), na Alemanha.
 
De acordo com a análise, os países mais afetados são os do sul da Europa, como Espanha e Croácia, assim como Hungria, no centro, além de Irlanda e Letônia, no norte e leste, respectivamente. Em relação às parcelas da população, os mais afetados são os jovens de até 25 anos, o que pode ser justificado pelos altos índices de desemprego juvenil.
 
"Os jovens possuem mais facilidade em adiar a decisão de formar uma família do que aqueles que se aproximam dos limites biológicos da fertilidade", declarou Michaela Kreyenfeld, especialista em demografia do Max Planck, no texto divulgado pela entidade.
 
O estudo se centra na evolução dos últimos dez anos e reflete uma progressão ascendente, na qual os cientistas do instituto ressaltam que os efeitos do enfraquecimento econômico são mais visíveis na população a médio prazo.
 
Sem recuperação
Segundo os cálculos dos analistas, um aumento de um 1% na taxa de desemprego equivale a uma queda de 0,1% na taxa de natalidade, na média geral da UE, porcentagem que chega a 0,3% nos países do sul. "A crise financeira explodiu na Europa coincidindo com uma fase de lenta recuperação das taxas de natalidade em muitos países', apontou a especialista.
 
De acordo com o estudo em questão, os baixos índices de natalidade dos exercícios anteriores começavam a crescer, mas, como consequência da crise, voltaram a retomar a tendência de queda.
 
Segundo o instituto, novas quedas poderão ser registradas se a atual situação for mantida. A análise citada foi realizada por Michaela Kreyenfeld, Joshua Goldstein e Aiva Jasilioniene, todos do Max-Planck de Rostock, assim como Deniz Karaman Örsal, da Universidade de Lüneburg.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário