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sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Imprudência é a principal causa de acidentes com motos

Imprudência é a principal causa de acidentes com motos
Estudo apura circunstâncias de risco para motociclistas em São Paulo. Imprudência lidera
 
Um estudo inédito apurou os principais fatores que causam os acidentes com motociclistas na cidade de São Paulo. A pesquisa foi realizada pela universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC) e a Abraciclo, a entidade que reúne os fabricantes de motocicletas e Similares. A averiguação chegou a alarmantes conclusões sobre a imprudência dos motoristas e motociclistas, com atenção especial ao abuso de drogas.
 
Para realizar a pesquisa, foram coletados dados de 326 motociclistas acidentados na Zona Oeste da capital paulista, em um período entre fevereiro e maio deste ano.
 
O levantamento incluiu até as vias onde ocorreram os acidentes e foram até o local averiguar as condições da área. Esta foi a primeira vez no Brasil que os acidentados passaram por complexos exames de drogas capazes de identificar mais de 30 tipos de substâncias.
 
E o resultado do estudo é alarmante: mais de um quinto dos envolvidos em acidentes de motos sequer possuíam habilitação. Na mesma proporção estão os que fizeram uso de álcool ou substâncias ilícitas antes de conduzir o veículo.
 
O fator imprudência, no qual andar sem habilitação ou sob efeito de substâncias que adulteram o comportamento fazem parte de quase 90% dos acidentes apurados.
 
 
Imprudência, por sinal, é a palavra-chave quando se trata de acidentes de motocicletas na cidade de São Paulo. Andar sem capacete ainda significa uma parcela alta dos acidentados e chega a 9,8%. O traje completo de segurança, que conta também com bota e jaquetas especiais, estava presente em apenas 17,8% dos entrevistados.

Outros resultados do estudo chegaram a conclusões interessantes. Os motofretistas, mais conhecidos como “motoboys”, representam uma parcela de 23% dos entrevistados. A grande maioria dos motociclistas que fez parte da pesquisa é de pessoas que utilizam a moto como meio de transporte para ir e voltar do trabalho ou faculdade, por exemplo. Resultado este de uma cidade que sofre com o excesso de trânsito e peca no transporte coletivo, isso sem mencionar a falta de acessibilidade aos ciclistas.
 
A cidade de São Paulo tem uma frota de quase um milhão de motocicletas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Para evitar tantos acidentes não existe uma solução simples. No entanto, o estudo chega a algumas conclusões para combater tais infortúnios:
 
1. Criação de um sistema de informações comum sobre acidentes de trânsito que seja a base para implantação e avaliação das políticas pública de prevenção.
 
2. Melhora da habilitação dos condutores de todos os veículos com ênfase na segurança, direção defensiva e uso compartilhado das vias.
 
3. Fiscalização efetiva das condições de segurança dos motociclistas e das motocicletas.
 
4. Menos leis e mais ações no combate à questão das drogas/ álcool e direção veicular.
 
5. Melhorar as condições de visibilidade do motociclista e motocicleta.
 
iG

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