Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Protótipo digital prevê problemas de saúde resultantes de estilos de vida

Grupo de estudantes criaram um serviço digital que calcula o risco de desenvolver doenças com base em indicadores de saúde de uma pessoa
Foto: Jesper Lee Jyderup/University of Copenhagen
Grupo de estudantes criaram um serviço digital que calcula o risco de
desenvolver doenças com base em indicadores de saúde de uma pessoa
Direcionado a homens com idades entre 30 e 60 anos, o protótipo digital pode ser disponibilizado via Internet
 
Estudantes de um curso de verão da Universidade de Copenhagem (Dinamarca) desenvolveram protocolos digitais que calculam o risco de aparecimentos de doenças ligadas ao estilo de vida, com base em indicadores de saúde. O projeto é direcionado a homens com idades entre 30 e 60, que, em geral, têm sérias dificuldades para procurar os serviços de saúde.
 
"O protótipo digital que projetamos é dinâmico, de modo que o usuário pode atualizar a sua avaliação de risco, introduzindo o seu nível de atividade física, a ingestão de alimentos, álcool e cigarros, bem como o seu Índice de Massa Corporal (IMC). Então, se um usuário inicia o exercício 30 minutos por dia, ele vai perceber imediatamente que suas chances de se manter saudável melhoram. Este tipo de auto monitoramento funciona porque não é feito através de ameaças. Em vez disso, disponibilizamos uma ferramenta pessoal e de fácil utilização. O objetivo é tornar as pessoas mais interessadas em melhorar sua saúde, diz Lea Glerup, estudante de psicologia na Universidade de Copenhague.
 
Durante três semanas, Glerup integrou um grupo de estudantes da Universidade Técnica da Dinamarca. O grupo reuniu estudantes de Design e Inovação, Engenharia de Gestão, Medicina e Tecnologia, além de alunos de cursos de Comunicação e TI.
 
De acordo com o responsável pelo curso de verão, Troels Monsted, os protocolos digitais são fundamentais para o futuro do serviço de saúde. "Há uma grande necessidade de planejar e compartilhar de informações entre os profissionais de saúde que estão em contato com o paciente. Os sistemas digitais são úteis porque podem gerenciar diferentes tipos de informações em situações imprevisíveis. Eles também são uma ferramenta perfeita para lidar com uma nova tendência na área da saúde que atende pacientes planejando um tratamento preventivo. Foi por isso que escolhemos este tema em 2013. "
 
A Escola
A Escola de Verão é parte de um grande programa interdisciplinar com foco na inovação e empreendedorismo na área de saúde digital. O projeto estimula o contato com empresas privadas, razão pela qual a Danish Quality Unit of General Practice (DAK-E), um grupo que trabalha como uma espécie de consultoria para médicos de clínica geral e conselhos regionais de saúde, vem participando ativamente dos trabalhos.
 
Segundo Bruun Lars Larsen, da DAK-E, "como a população envelhece e tem estilos de vida que aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas, o serviço de saúde enfrenta desafios cada vez maiores. É por isso que há uma crescente necessidade de se promover hábitos saudáveis e focar a prevenção. Mas o serviço de saúde não tem nenhum ponto de entrada para as pessoas que querem melhorar a sua saúde simplesmente mudando seu estilo de vida. É por isso que nós apresentamos esse desafio de criar um portal na Internet para promover uma vida saudável e cuidados preventivos."
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário