Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 4 de junho de 2014

Truques para diminuir a gordura trans da dieta

Foto: Getty Images
Não abuse de alimentos pré-prontos
A vilã entope artérias e aproxima doenças cardiovasculares. Veja algumas dicas para afastar essa gordura ruim do dia a dia
 
Até pouco tempo ainda desconhecida, a gordura trans pode causar sérios problemas à saúde do coração. Ela é uma gordura que se forma no processo de hidrogenação natural ou industrial (está presente em leites e carnes, por exemplo) e, por isso, não é possível erradicá-la totalmente da dieta. Mas é possível e muito indicado reduzir o consumo.
 
Sem valores diários recomendados pela Anvisa, por ser uma gordura nociva, os produtores de alimentos são obrigados a informar no rótulo o quanto de gordura está presente naquele pacote. E é nisso que se deve ficar de olho.
 
Veja algumas dicas para reduzir o consumo da gordura trans na dieta:
 
1. Evite alimentos fritos: frango, pastéis, salgadinhos e outras frituras carregam gordura trans e colesterol. Em vez de fritar, uma opção é usar a frigideira para “saltear” o alimento, que usa pouca gordura.
 
2. Modere no fast food: eles são ricos em colesterol, mas muitas cadeias de restaurantes já oferecem opções saudáveis. Procure alimentos frescos e evite frituras e molhos com muito queijo e condimentos.
 
3. Reduza o consumo de preparos de sobremesa: misturas para bolos e doces podem ser convenientes, mas muitas têm quantidades de gorduras trans. Experimente fazer um bolo da forma tradicional.
 
4. Atenção ao consumo de macarrão instantâneo e sopa em copo: são coringas em uma dieta de quem não tem muito tempo, mas a grande quantidade de gorduras trans deve fazer você consumi-los com cuidado.
 
5. Escolha cuidadosamente os congelados: leia os rótulos e escolha os alimentos mais próximos à sua forma natural e evite os que tenham gordura saturada, trans e colesterol.
 
6. Evite os doces recheados: os recheios pastosos de origem animal costumam carregar muitas gorduras. Melhor escolher entre grãos integrais, muffins de farelo de trigo, frutas e iogurtes.
 
7. Reduza a quantidade de margarina: apesar de não conter colesterol, a margarina tem gorduras saturadas que aumentam o colesterol, ou seja, reduzir o consumo é a melhor saída.
 
8. Não abuse de alimentos pré-prontos: são fáceis de preparar, mas podem estar carregados de gorduras trans. Escolha alimentos integrais ou faça sua própria comida em casa, reduzindo as gorduras.
 
9. Atenção à pipoca de micro-ondas: ela pode fazer parte de uma dieta saudável para o coração, mas não quando é carregada de sal, colesterol alto, manteiga.
 
10. Prefira café sem chantilly: as gorduras do creme contribuem para elevar o colesterol. A dica é adicionar leite desnatado.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário