Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Infertilidade, impotência sexual e perda dos dentes. Veja 10 doenças causadas pelo cigarro

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, especialistas incentivam fumantes a largar o vício

Em cada tragada de cigarro, o fumante inala 7.000 substâncias diferentes, sendo 4.720 conhecidas e cerca de 50 cancerígenas. Dessa forma, “o consumo de tabaco pode desencadear cerca de 50 doenças evitáveis e mortais”, enfatiza o pneumologista Ciro Kirchenchtejn, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 

Nesta sexta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, selecionamos 10 motivos para você abandonar o vício de uma vez por todas.  

Confira: 

1. Impotência sexual 
Nenhum homem gostaria de ficar impotente, mas no caso dos fumantes, a atenção com a disfunção erétil deve ser triplicada. Embora o surgimento da impotência dependa do consumo diário de cigarro, tempo de tabagismo e presença de outras doenças, como diabetes e hipertensão, a cardiologista Jaqueline Issa, diretora do Programa de Tratamento de Tabagismo do Incor (Instituto do Coração), garante que o quadro pode ser revertido. 

— A impotência pode ser facilmente revertida se o fumante largar o vício com menos de 20 anos. Caso contrário, ele pode não recuperar o desempenho sexual em sua plenitude.

2. Infertilidade
O declínio da fertilidade tem relação direta com a dose de nicotina, assim está comprovado que mulheres fumantes têm mais dificuldade para engravidar. Além de piorar a qualidade dos óvulos e provocar alterações hormonais, o cigarro também aumenta a taxa de aborto e parto prematuro, enumera Jaqueline. 

— O ideal é que a mulher pare de fumar quatro ou cinco meses antes de tentar engravidar. Se ela não conseguir por conta própria, deve recorrer ao medicamento.

3. Perda dos dentes 
O rosto e os dentes são o cartão-postal de qualquer pessoa, mas quem fuma envelhece mais rápido, fica com o sorriso amarelado, pode ter mau hálito, boca seca (xerostomia) e até perder os dentes.

Embora nem tudo seja doença, o cirurgião-dentista José Henrique de Oliveira orienta que “o fumante visite a cada seis meses o dentista para prevenir eventuais lesões ou possibilitar uma intervenção precoce, caso seja necessário”.

4. Doenças cardiovasculares 
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) mostram que o tabagismo é responsável por 45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos e 25% das doenças vasculares, entre elas, derrame cerebral.

A cardiologista do Incor ressalta que “o fumante antecipa em dez anos o surgimento dessas doenças”.

5. DPOC   
O tabagismo é responsável por 80% a 90% de todas as mortes relacionadas à DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Jaqueline alerta que é uma “doença progressiva e incapacitante que faz o indivíduo morrer com falta de ar”, já que é caracterizada por uma obstrução do fluxo aéreo.

— A DPOC acaba com a qualidade de vida do paciente, não apenas pela limitação física para a execução das atividades da vida diária, mas, também, nas relações afetivas, conjugais, sexuais, no lazer e no exercício profissional.

6. Câncer de pulmão   
O tabagismo é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, entre outros. Assim, “quanto mais a pessoa fuma, mais riscos ela apresenta”, avisa Kirchenchtejn.

— Os pacientes que abandonam o vício respondem melhor ao tratamento e desfrutam de uma vida com mais qualidade.

7. Má circulação sanguínea 
As substâncias tóxicas presentes no cigarro provocam o entupimento das artérias, levando menos oxigênio aos tecidos. Como consequência do problema, Jaqueline cita trombose, catarata e até amputação de membros .

8. Gastrite
Quase todo fumante tem gastrite e mais chance de desenvolver úlcera. A cardiologista do Incor explica que as substâncias derivadas do cigarro prejudicam a mucosa do estômago, pois aumentam a produção de ácidos no órgão. A nicotina também interfere na absorção dos nutrientes dos alimentos.

9. Menopausa precoce   
A menopausa caracteriza-se pela última menstruação da mulher que, em geral, acontece entre os 45 e 55 anos. No caso das fumantes, esse episódio ocorre cinco anos antes, avisa Jaqueline.

— Após a menopausa, a mulher aumenta o risco de doença cardiovascular e também a perda de massa óssea e muscular.

10. Osteoporose 
A absorção do cálcio, mineral essencial na composição dos ossos, pode ficar comprometida na presença da nicotina no organismo. A diminuição dos níveis de oxigênio causada pelas substâncias derivadas do tabaco reduz a densidade dos ossos, tornando-os mais frágeis. Assim, os fumantes ficam mais propensos à osteoporose, doença caracterizada por ossos mais finos devido à perda de minerais e, consequentemente, mais suscetíveis a fraturas.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário