Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Alotriofagia

http://www.ecured.cu/images/5/53/Pica.JPG O que é Alotriofagia?
Altriofagia é um padrão de alimentação com materiais que não sejam comida, como terra ou papel.  

Causas
A alotriofagia é mais observada em crianças pequenas do que em adultos. Entre 10% e 32% das crianças entre 1 e 6 anos apresentam esse comportamento.

A alotriofagia também pode se desenvolver durante a gravidez. Em alguns casos, a falta de determinados nutrientes, como anemia por deficiência de ferro e deficiência de zinco, pode disparar os desejos incomuns. A altriofagia também pode ocorrer em adultos que desejam sentir uma certa textura em sua boca.

Exames
Não há um teste único para diagnosticar a alotriofagia. No entanto, como a doença pode ocorrer em pessoas com níveis de nutrientes mais baixos que os normais e má nutrição, o médico pode testar os níveis de ferro e zinco no sangue.

Exames de sangue também podem ser feitos para testar anemia. Os níveis de chumbo devem sempre ser verificados em crianças que comeram tinta ou objetos cobertos com tinta à base de chumbo para saber se há envenenamento pelo material.

O médico poderá fazer exames para detectar infecção se a pessoa tiver comido terra contaminada ou excrementos de animais.  

Mais sobre Alotriofagia
Consulte seu médico se observar que uma criança (ou adulto) está comendo materiais que não sejam alimentos  

Sintomas de Alotriofagia  

Crianças e adultos com alotriofagia podem comer:

- Fezes de animais

- Argila

- Terra

- Bolas de pelos

- Gelo

- Tinta

- Areia

Esse padrão de alimentação deve durar, pelo menos, 1 mês para que se encaixe no diagnóstico de alotriofagia.  

Tratamento de Alotriofagia
O tratamento deve abordar, em primeiro lugar, a falta de qualquer nutriente ou outros problemas médicos, como envenenamento por chumbo.

O tratamento da alotriofagia envolve comportamentos, o ambiente e a educação familiar. Uma forma de tratamento associa o comportamento a consequências negativas ou punição (terapia de aversão leve. Assim, a pessoa obtém reforço positivo ao ingerir alimentos normais.

Medicamentos podem ajudar a reduzir o comportamento anormal se a alotriofagia for parte de um transtorno do desenvolvimento, como incapacidade intelectual.  

Complicações possíveis

- Bezoar (uma massa de material não digerível presa dentro do corpo, geralmente no estômago)

- Infecção

- Obstrução intestinal

- Envenenamento por chumbo

- Inanição

Expectativas 
O êxito do tratamento varia. Em muitos casos, o distúrbio dura vários meses, depois desaparece. Em alguns casos, pode continuar até a adolescência ou idade adulta, especialmente quando ocorre juntamente com transtornos do desenvolvimento.  

Prevenção 
Não há prevenção específica. Ser bem nutrido, pode ajudar.  

Fontes e Referências 

- Katz ER, DeMaso DR. Pica. In: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF, eds. Nelson Textbook of Pediatrics. 19th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 21,2. 

- Ginder GD. Microlytic and hypochromic anemias. In: Goldman L, Schafer AI, eds. Cecil Medicine. 24th ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2011:chap 162. 

Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário