Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Mau hálito matinal é à base de enxofre; saiba evitá-lo

A halitose ao acordar, chamada de fisiológica, é normal do organismo, mas, quando não controlada, pode atrapalhar relacionamentos e causar desconfortos 

Pela manhã, a halitose acontece porque o organismo fica a noite toda sem alimento. Com isso, o corpo passa a queimar gordura e lipídios e não glicose. Essa queima libera o gás enxofre, o principal responsável pelo mau hálito matinal. 

“O fluxo salivar também diminui durante a noite, fazendo com que as bactérias que ficam em cima do dorso da língua passem a liberar ainda mais enxofre”, diz Alênio Calil, vice-presidente da SOBREHALI (Sociedade Brasileira de Estudos da Halitose) e diretor do CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose). 

Porém, apesar de natural do organismo, o mau hálito matinal pode ser controlado. “Primeiro é necessário fazer uma hidratação correta durante o dia para que o fluxo salivar fique no nível desejável a noite. Para isso uma boa higienização bucal e a ingestão de água ajudam. Um lanche antes de dormir também vai fornecer energia em forma de glicose para ser queimada durante a fase inicial do sono”, diz o especialista.  

Também existe no mercado produtos a base de dióxido de cloro que podem ser usados após a escovação. “Os enxaguantes com essa composição podem ser utilizados para lubrificar a boca e eliminar grande parte de bactérias, minimizando o problema”, diz Alênio.  

Teste do hálito
Para ter certeza que a pessoa tem mau hálito e qual a origem dele existe um exame eficaz que detecta a presença de gases a base de enxofre na boca ou no organismo. O exame se chama “teste do hálito” e pode ser feito por profissionais em algumas cidades do Brasil. 

No site da CETH (www.cethsaude.com.br), é possível encontrar dentistas cadastrados e aptos para fazer esses testes. Porém, o mais importante é saber que o mau hálito tem cura (ou, no caso do matinal, controle) e procurando um profissional capacitado o tratamento é simples e eficiente.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário