Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 2 de julho de 2011

Elimine marcas de expressão ao redor da boca

Cirurgião plástico explica técnicas, cirúrgicas ou não, indicadas para rejuvenescer a região

O tabagismo é um dos fatores que contribui para a existência de rugas e marcas de expressão ao redor da boca / Foto: Piotr Marcinski /Shutterstock
O tabagismo é um dos fatores que contribui para a existência
de rugas e marcas de expressão ao redor da boca
Foto: Piotr Marcinski /Shutterstock

Rugas, manchas na pele ao redor da boca, perda de volume dos lábios, sulcos marcados são alguns dos problemas que sinalizam que o envelhecimento está chegando. Segundo o cirurgião plástico Ruben Penteado, do Centro de Medicina Integrada, essas alterações acabam por tirar a graciosidade e beleza da região da boca.

Entretanto, os problemas têm solução, segundo explica o médico. Técnicas pouco invasivas oferecendo resultados naturais e seguros são atualmente utilizadas para resgatar a beleza da região da boca. As mudanças nos lábios podem ser temporárias ou definitivas. Entretanto, “uma avaliação criteriosa da paciente e bom senso na utilização dos diversos recursos e tratamentos disponíveis são fundamentais neste processo”, destaca Ruben Penteado, alerta.

Para acabar com as rugas acentuadas ao redor da boca, formadas por fatores genéticos, exposição solar, tabagismo, dentre outras razões, há o preenchimento, que pode ser feito com ácido hialurônico, plasmagel ou mesmo gordura da própria paciente. Os preenchimentos temporários costumam durar até seis meses e são indicados para aquelas que evitam fazer mudanças bruscas.

Já para os sulcos ao redor da boca, o chamado ‘bigode chinês’, que dão ao rosto um ar de tristeza e envelhecimento, diversos recursos de preenchimento podem ser empregados. “Uma solução para o problema é preenchê-las com a aplicação da própria gordura da paciente, retirada de alguma parte do corpo com pequeno acúmulo de gordura, como a região medial dos joelhos”, diz. “A técnica tem como vantagem custo menor e a inexistência de reações adversas, uma vez que é um material do próprio organismo”. A aplicação da toxina botulínica também leva a melhora da região e a uma elevação suave dos cantos da boca”, completa.

No caso dos lábios finos e sem expressão, é possível recorrer à queiloplastia, um procedimento cirúrgico que “promove a inversão dos lábios, a partir da parte interna da região e constrói um novo contorno. Primeiro, o cirurgião plástico faz uma incisão na linha que contorna os lábios e, em seguida, retira uma faixa de pele milimétrica logo acima e abaixo, unindo-a com a mucosa interna”, explica Penteado.

A cirurgia é feita sob anestesia local associada à sedação e dura cerca de 45 minutos, sem a necessidade de internação. Durante a primeira semana de pós-operatório, indica-se a ingestão de alimentos líquidos e pastosos, já que a região fica dolorida. A exposição ao sol é proibida por um mês para evitar que a cicatriz escureça. “Mesmo assim, recomendamos, sempre, o uso de protetores labiais, que garantem a umidificação dos lábios e a fotoproteção”, diz o cirurgião plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário