Desde que a pílula anticoncepcional foi criada, na década de 1960, muitos foram os efeitos colaterais atribuídos ao seu uso. Verdade ou mito, o fato é que ela se tornou o método contraceptivo mais utilizado em todo o mundo, mas segue carregando estigmas, tais como: “engorda”, “cria varizes”, “prejudica a pele” e “piora o humor”.
Sobre o temido aumento de peso, a ginecologista Lorena Carvalho, do Total Care Amil, esclarece que depende de cada mulher: “Existem algumas pacientes que mesmo utilizando pílula com dose elevada de hormônio não percebem alteração na balança. Já outras, mesmo com baixíssima quantidade hormonal, apresentam mudanças”.
Outra questão polêmica sobre o contraceptivo diz respeito à sua influência sobre o humor feminino. Dra Lorena é taxativa: “Isso é mito. O que ocorre, na maioria dos casos, é a alteração por causa da Tensão Pré Menstrual e não pelo uso do anticoncepcional”. A médica lembra que, desde que a pílula foi criada, muita coisa mudou. “As altas doses hormonais foram substancialmente reduzidas para diminuir ao máximo os efeitos colaterais, sem prejudicar sua principal finalidade, a contracepção”, comenta.
http://www.corposaun.com/mitos-verdades-pilula-anticoncepcional/15674/#more-15674
Nenhum comentário:
Postar um comentário