Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 2 de julho de 2011

Cientistas alemães aprimoram vacina contra diarreia, que também pode combater a E.coli

Ácido retinóico acelera produção de anticorpos, diz estudo

Especialistas da Escola Superior de Medicina de Hannover (MHH), na Alemanha, informaram nesta sexta-feira (1º) que desenvolveram uma nova estratégia de vacinação que consiste em acrescentar ácido retinóico às vacinas para combater os germes causadores das diarreias mortais.

Após uma série de testes com ratos, os cientistas chegaram à conclusão de que as vacinas contra o cólera e a salmonelose são significativamente mais efetivas quando contêm esse tipo de ácido, que contribui para que as células imunológicas cheguem à mucosa intestinal, onde produzem anticorpos para neutralizar os germes. É o que explica Reinhold Förster, da Faculdade de Imunologia da MHH.

- Esta inovadora estratégia de vacinação é de grande importância, não só no que diz respeito à bactéria E. coli, mas especialmente em diarréias que afetam crianças em países em desenvolvimento.

Segundo o pesquisador, muitas vacinas não funcionam bem em países em desenvolvimento e isso se deve à desnutrição, principalmente à carência de vitamina A, responsável pela produção de ácido retinóico. O papel fundamental desse ácido no processo imunológico foi descoberto apenas há alguns anos, razão pela qual ainda não se havia tentado aplicar sua utilidade nas vacinas.

Durante os testes, os cientistas injetaram vacinas contra salmonelose e cólera em dois grupos de ratos e as mesmas com ácido retinóico a outros dois grupos e alimentaram posteriormente os animais com salmonela e toxinas do cólera.

- Os grupos que haviam recebido vacinas com ácido retinoico estavam em ambos casos significativamente melhor protegidos.

Na opinião do especialista, essa nova estratégia de vacinação tem um grande potencial.

- Agora existe a possibilidade de imunização mais efetiva contra todos os germes patógenos causadoras da diarreia.

De acordo com Förster, os cientistas devem aplicar esses resultados nas vacinas contra o rotavírus em países em desenvolvimento.

As diarréias representam 20% das causas de mortalidade em crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Os germes patógenos, porém, constituem uma ameaça permanente também nos países industrializados, como foi demonstrando durante o recente surto infeccioso de E. coli na Alemanha que causou pelo menos 48 mortes em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário