Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 2 de julho de 2011

Síndrome do intestino irritável

Definição

A síndrome do intestino irritável (SII) se refere a um distúrbio do trato intestinal inferior. Ela envolve dor abdominal e evacuações anormais. A tensão emocional frequentemente piora os sintomas.

Não é a mesma que a doença inflamatória intestinal (DII), que inclui doença de Crohn e colite ulcerativa.

Nomes alternativos

Indigestão nervosa, cólon espástico, neurose intestinal, colite funcional, cólon irritável, colite mucosa, colite laxativa, síndrome do intestino irritável (SII)

Causas, incidência e fatores de risco


Foto: ADAM
Sistema digestivo

A SII envolve uma combinação de dor abdominal e constipação, diarreia e um padrão alternado desses problemas.

Existem várias causas possíveis. Por exemplo, pode haver um problema com o movimento muscular no intestino ou uma tolerância menor para alongamento e movimento do intestino. Não há problema com a estrutura do intestino.

Não é claro o motivo pelo qual os pacientes desenvolvem a SII, mas em alguns casos, ela ocorre depois de uma infecção intestinal. É chamada SSI pós-infecciosa. Também podem haver outros desencadeadores.

A SII pode ocorrer em qualquer idade, mas frequentemente começa na adolescência e no início da fase adulta. Ela é mais comum em mulheres. A condição é a reclamação intestinal mais comum pela qual os pacientes consultam um gastroenterologista.

Sintomas

Os sintomas variam de brandos a graves. A maioria das pessoas tem sintomas brandos. Os sintomas da SII podem ser piores em pacientes que também têm distúrbios de tensão ou humor, como ansiedade e depressão. No entanto, é importante compreender que essas condições não causam a SII.

Os sintomas podem incluir:
  • Distensão abdominal
  • Inchaço no abdome, gases, inchaço
  • Dor abdominal que:
    • Vem e vai
    • É reduzida ou vai embora depois de uma evacuação
    • Ocorre após as refeições
  • Constipação crônica e frequente, geralmente acompanhada por dor
  • Diarreia crônica e frequente, geralmente acompanhada por dor
  • Alterações emocionais
  • Depressão
  • Perda de apetite

Exames e testes

Na maior parte do tempo, seu médico pode diagnosticar a SII com poucos ou nenhum teste. Os testes geralmente não revelam nenhum problema. Alguns especialistas recomendam uma dieta sem lactose por 2 semanas para avaliar se há possível deficiência de lactase.

Alguns pacientes podem precisar de uma endoscopia, especialmente se os sintomas começarem em idade mais avançada. Pacientes mais jovens com diarreia persistente podem precisar deste teste para procurar por doenças inflamatórias intestinais que podem causar sintomas semelhantes, como a doença de Crohn ou colite ulcerativa. Você pode precisar de testes adicionais se tiver sangue nas fezes, perda de peso, sinais de anemia ou se você tiver viajado recentemente.

Pacientes com mais de 50 anos deve passar por triagem de câncer de cólon.

Tratamento

O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas.

Mudanças de estilo de vida podem ser úteis em alguns casos de SII. Por exemplo, exercícios regulares e hábitos melhores de sono podem reduzir a ansiedade e ajudar a aliviar sintomas do intestino.

Mudanças na dieta podem ser úteis. No entanto, nenhuma dieta específica pode ser recomendada para a SII em geral, já que a condição difere de uma pessoa para outra. Aumentar fibras alimentares e evitar alimentos e bebidas que estimulam os intestinos (como a cafeína) podem ajudar.

Outros tratamentos possíveis podem incluir:
  • Orientação em casos de ansiedade ou depressão grave
  • Medicamentos antidiarreicos para aqueles cujo sintoma principal é a diarreia
  • Antidepressivos em doses baixas para ajudar a aliviar a dor intestinal
  • Medicamentos para estimular as evacuações para aqueles com constipação

Evolução (prognóstico)

A síndrome do intestino irritável pode ser uma condição para toda a vida, mas os sintomas frequentemente podem ser melhorados ou aliviados por meio de tratamento.

Ligando para seu serviço de assistência médica

Ligue para seu médico se você tiver sintomas de síndrome de intestino irritável ou se você observar uma alteração persistente nos hábitos do seu intestino.

http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/sindrome+do+intestino+irritavel/ref1238131661305.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário