Cientistas britânicos descobriram que uma proteína presente na urina pode ser um forte indicador de risco de câncer de próstata. A conclusão do estudo pode ajudar a desenvolver um teste simples e rápido para detectar a doença no futuro.
Os pesquisadores do Cancer Research UK Cambridge Research Institute e do Institute of Cancer Research (ICR) disseram que a proteína, chamada microseminoprotein-beta ou MSMB, é encontrada em níveis reduzidos em homens diagnosticados com a doença e ainda são mais baixas em homens com formas mais agressivas do câncer.
Hayley Whitaker, do Instituto de Cambridge, que conduziu o estudo, explica que é fácil detectar a proteína pois ela é encontrada na urina. Potencialmente, seria um teste muito simples para identificar homens com maior risco de desenvolver a doença, disse ele. E mais, estima que os resultados possam ser convertidos em um teste para uso médico em cerca de cinco anos.
O câncer de próstata matou cerca de 258.000 homens em todo o mundo em 2008 e é a segunda causa mais comum de morte por câncer nos Estados Unidos. No Reino Unido, cerca de 35.000 homens são diagnosticados com a condição e cerca de 10.000 morrem da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário