Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Acupuntura no tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos?

São tantas as dúvidas que ainda pairam sobre as causas da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), que acabam por permitir uma ampla variedade de propostas terapêuticas. As mais acadêmicas ainda utilizam anticoncepcionais, drogas que reduzem os hormônios masculinos e estimulantes da ovulação.

Na última década, descobrimos que a grande maioria das pacientes possui um bloqueio à ação da insulina e isso parece influenciar as várias alterações hormonais e metabólicas da SOP, além de predispor ao diabetes. Essas mulheres produzem grandes quantidades de insulina que favorece o ganho de peso. Esse achado permitiu uma nova possibilidade de tratamento da SOP e passamos a atuar ativamente na redução da resistência insulínica. O medicamento eleito, a metformina, já era nosso conhecido há muitos anos e utilizado no tratamento do diabetes. Atualmente a metformina faz parte da maioria dos esquemas de tratamento da SOP.

As possibilidades de tratamento alternativo e não medicamentoso da SOP também são levantadas e pesquisadas em estudos sérios e bem desenhados. Um estudo recente e que será publicado no próximo exemplar da revista The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism comparou os efeitos da acupuntura em mulheres com SOP e infertilidade com um procedimento que simulou a acupuntura em outros grupo semelhante de mulheres. O estudo concluiu que o número de gestações foi igual nos dois grupos e que não houve, portanto, um efeito real da acupuntura em induzir a ovulação.

Apesar da obesidade não entrar nos critérios diagnósticos da SOP, ela geralmente é a regra nessas pacientes. A grande maioria delas tem sobrepeso ou obesidade e uma grande dificuldade de manter o peso ideal. Além disso, a SOP se associa a um tipo especial de obesidade, aquela que se acumula no tronco e compromete os órgãos abdominais. Esse tipo de obesidade está intimamente relacionado ao excesso de insulina que favorece sempre o estoque de calorias, em detrimento da queima.

Apesar dos vários medicamentos utilizados no tratamento da SOP, o fator com maior poder de influência sobre as várias faces dessa síndrome ainda é a perda de peso. O emagrecimento pode influenciar o ciclo menstrual, a ovulação e o excesso dos hormônios masculinos. Consequentemente, leva à melhora da fertilidade, da tendência ao diabetes e das alterações estéticas tão desagradáveis para essas pacientes.

Fonte comersemculpa.blog.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário