Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Portugal: Suicídio: Crise pode potenciar aumento de casos

O presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS) considera que a situação de crise económica que Portugal atravessa pode provocar o aumento do suicídio entre a população, se falharem os apoios sociais.

“O desemprego, as dificuldades económicas e a crise social pode levar ao aumento dos comportamentos suicidários”, disse José Carlos Santos à agência Lusa, na véspera do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que se assinala no sábado.

O especialista sustenta as suas preocupações em estudos realizados na Irlanda e na Grécia, países também a atravessar graves crises económicas, que apontam apara o aumento dos suicídios e de atitudes suicidárias entre a população.

“Preocupa-nos que haja uma degradação dos apoios sociais às pessoas mais carenciadas”, acrescentou.

Como contraponto, apontou o caso da Áustria, onde o agravamento da situação económica foi compensado com apoios sociais, que impediram a degradação das condições de vida e não produziram alterações ao nível de suicídio no país.

“O suicídio é uma situação complexa e multifacetada que não é específica da saúde. Tem a ver também com a segurança social, a educação e o trabalho”, alertou José Carlos Santos.

À parte das condições atuais do país, o especialista em saúde mental diz ser “urgente um plano nacional de combate ao suicídio”.

“O suicídio é prevenível. A maioria dos casos permite a intervenção e podem ser evitados”, garantiu.

Ainda numa perspetiva de prevenção, o especialista doutorado em saúde mental disse que abordar a questão do suicídio “não é um fator de risco, pelo contrário. Leva as pessoas a expressar sentimentos e emoções e isso é positivo”.

Dados estatísticos indicam que se suicidam em Portugal 9,6 pessoas em cada 100 mil habitantes, com predominância na região a sul do rio Tejo e entre a população masculina idosa.

Já as tentativas de suicídio são mais frequentes na adolescência e entre o sexo feminino, numa taxa que os especialistas calculam em 30 comportamentos parassuicidários por cada morte concretizada.

Os mesmos indicadores citados por José Carlos Santos revelam que quem tem um episódio de comportamento suicidário na adolescência tem 100 vezes mais hipóteses de vir a suicidar-se numa fase mais avançada da vida.

Para assinalar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio , a SPS realiza em Coimbra, onde está sediada, um colóquio onde irá ser debatida a forma de prevenir o suicídio nas sociedades multiculturais e para o qual foram convidados os ministros da Saúde, da Educação e do Trabalho, para além dos bastonários dos médicos, dos enfermeiros e dos psicólogos.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário