Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Portugal: “Gastamos 53 euros per capita na oncologia”

Vítor Veloso, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro –
 Núcleo Regional do Norte sobre os cortes na saúde.

Correio da Manhã – Em que medida é que os cortes na saúde vão afectar a oncologia?
Vítor Veloso – Já está a acontecer. A directriz do Ministério proíbe que todos os hospitais peçam exames ao exterior. Se não têm possibilidades de os fazer, haverá atraso no exame de diagnóstico. Nalguns hospitais, o tempo de espera é de 3 a 4 meses, o que pode ser fatal. Se os cortes forem maiores, é pior.

–É uma área dispendiosa?
– Não. A oncologia está subfinanciada. Gastamos 53 euros per capita na área da oncologia, enquanto a Europa gasta o dobro. E a mortalidade por cancro já superou as mortes por doenças cardiovasculares.

– Há algum motivo para esse subfinanciamento?
– A culpa é da visão de quem governa. Sou a favor de cortes devidamente aplicados, mas há Ministérios que mereciam cortes muito maiores.

– Qual seria a solução?
– É preciso ver as valências que cada hospital pode ter. Os cortes seriam aí. Há tratamentos de ponta utilizados num hospital que não tem know-how e isso resulta num doente maltratado.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário