Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Estrogênio melhora o fluxo do sangue no cérebro de mulheres

Resultado da pesquisa pode ser primeiro passo para compreensão da origem de doenças como enxaqueca e até AVCO hormônio feminino estrogênio ajuda na vascularização cerebral das mulheres durante o período da menopausa, de acordo com uma pesquisa inédita realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e publicada na revista americana Menopause.

O estudo comandado pela ginecologista e obstetra Alice Melgaço usou um ultrassom acoplado com o sistema doppler – equipamento que mede a velocidade do fluxo sanguíneo dentro dos vasos – para localizar a artéria central da retina que fica atrás dos olhos. As 55 mulheres que participaram da tese fizeram o exame e tomaram medicamentos. Separadas em dois grupos, o primeiro recebeu comprimido de estrogênio, enquanto o segundo usou placebo.

Após um mês, as 27 mulheres que tomaram cápsulas de placebo não tiveram nenhuma alteração no vaso arterial que continuou resistente e mais fechado. Já nas 28 que tomaram estrogênio, a artéria estava dilatada, menos resistente e com melhora no fluxo do sangue no cérebro.

— No organismo existem substâncias que fazem relaxar ou endurecer as artérias. O estrogênio aumentou a quantidade de óxido nítrico que age nos músculos, ajudando a relaxar os vasos sanguíneos do corpo — explica Selmo Geber, orientador do estudo.

O resultado da pesquisa pode ser o primeiro passo para o estudo da compreensão da origem de doenças como enxaqueca, síndrome pré-menstrual, perdas de função cognitiva no climatério e até do acidente vascular cerebral (AVC).

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário