Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Exames: Ecocardiograma



Foto: Divulgação Ampliar
Ecocardiograma com doppler

 

O que é

Também chamado de EcoDopplercardiograma, é uma ultrassonografia – exame de imagens gerado pela emissão e captação de ondas de ultrassom – do coração. O Doppler é uma técnica associada à ultrassonografia, que permite a avaliação do fluxo sanguíneo pelas válvulas cardíacas.

 

Para que serve

Serve para observar a estrutura anatômica e o funcionamento do coração e para pesquisar doenças congênitas ou adquiridas ao longo da vida.

 

Como é feito

Com o paciente deitado em uma maca, o médico aplica gel na região do tórax – o produto serve para facilitar a transmissão das ondas emitidas pelo aparelho que faz o exame. Com a passagem do aparelho pela região do coração, a máquina capta as imagens da estrutura e funcionamento do órgão, enviando-as para registro e para visualização em um monitor de televisão ou computador.

 

Preparo

Não necessita de preparo prévio ao exame.

 

Valores de referência

O resultado é entregue sob a forma de laudo, produzido com base nas imagens do ecocardiograma e na avaliação dos fluxos sanguíneos através das válvulas cardíacas.


Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário