Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Beber refrigerante alivia a sensação de náusea? Veja mitos e verdades sobre o enjoo

Desconforto atinge principalmente mulheres e crianças


A náusea, também chamada de enjoo, é a sensação de desconforto no estômago. De origem física ou psicológica, ela pode servir como alerta para problemas de saúde em qualquer fase da vida. O médico otoneurologista Ítalo Roberto Torres de Medeiros, do Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que a sensação de movimento pode desencadear náusea e vômito, causados pelo conflito das informações enviadas ao cérebro por meio da visão e do labirinto. O cérebro tem dificuldade para assimilar quais são as informações corretas, provocando os sintomas de náusea. Quanto mais intenso e frequente for o movimento, maior a chance de apresentar algum tipo de mal-estar.

Apesar de raramente ser grave, o desconforto de conviver com a náusea acaba fazendo com que se propaguem receitas caseiras e até mesmo alguns mitos sobre o que significa a tonturinha. Medeiros esclarece alguns deles.

:: Beber refrigerante alivia a sensação de náusea.
Mito. Na realidade, as bebidas gasosas aumentam a sensação de estômago cheio e estufado, podendo até piorar a náusea.

:: Bebês não sofrem de náusea causada pelo movimento.
Verdade. Crianças recém-nascidas ainda não desenvolveram o sentido da visão completamente, por isso, não sofrem com o conflito das informações enviadas ao cérebro. Após os dois anos de idade, quando os sentidos da visão estão desenvolvidos, o pico de prevalência de cinetose está entre quatro e 10 anos.

:: Medicamentos demoram para agir no organismo.

Mito.
Atualmente, os medicamentos à base de dimenidrinato começam a agir no organismo 15 minutos após a ingestão. Essa substância atua no sistema vestibular, que é o responsável pelo equilíbrio, e também na origem do vômito, inibindo náusea e vômitos.

:: Durante a gravidez, o enjoo é sinal de que o bebê será do sexo feminino.
Mito. A náusea na gravidez é causada pelo hormônio B-HCG, que é responsável pela implantação do saco gestacional no útero e afeta cerca de 70% das gestantes. Ele também pode ser influenciado pela alimentação, não tendo nenhuma ligação com o sexo da criança.

:: Náusea de movimento pode ocorrer ao desembarcar de navios.

Verdade.
Ao desembarcar, o corpo fica confuso com as informações enviadas ao cérebro por meio da visão e do labirinto. O cérebro não consegue assimilar quais informações estão corretas, dando origem à náusea.

:: Durante a gestação, pequenas porções de alimentos podem aliviar náusea.
Verdade. Cerca de 80% das gestantes sofrem de náusea durante a gestação. Para aliviar, recomenda-se a ingestão de pequenas porções de alimento a cada três horas.

:: Cinetose é mais comum na infância.

Verdade.
A cinetose atinge 70% das crianças a partir dos dois anos de idade. A náusea de movimento é mais frequente em mulheres, principalmente durante o período menstrual e na gravidez. Pessoas idosas sofrem menos com cinetose.

:: Remédios para enjoo não podem ser ingeridos por gestantes ou crianças.
Mito. O princípio ativo dos medicamentos é seguro para gestantes e crianças.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário