Média de idade é de 37,55 anos. Levantamento mostrou ainda que a média de idade dos médicos por especialidade revela preferências pessoais e profissionais, mudanças no perfil de necessidades da saúde e tendênciasdo mercado
Segundo estudo da demografia médica no Brasil, apresentado no dia 1º de dezembro pelo CFM, os médicos de família e comunidade estão entre os mais jovens especialistas do Brasil. A medicina de família, que completou 30 anos em 5 de dezembro, tem média de idade de 37,55 anos. O levantamento mostrou ainda que a média de idade dos médicos por especialidade revela preferências pessoais e profissionais, mudanças no perfil de necessidades da saúde e tendênciasdo mercado.
Inclusive, neste ano em que completa três décadas, a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), realizou um levantamento e a residência médica em MFC foi a que teve maior crescimento no País. No período que compreende entre 2004 a 2010 a MFC cresceu 200% em vagas para R1 (passou de 220 para 660), enquanto a ginecologia e obstetrícia aumentou 69%, a clínica médica 55% e a pediatria 13%.
De acordo com a entidade, o médico da família é o especialista responsável por cuidar da saúde da população com base no princípio biopsicossocial, ou seja, na análise física, psicológica e do contexto social em que está inserido o paciente, podendo a partir daí não só diagnosticar e tratar, mas, principalmente, prevenir doenças como asma, diabetes, hepatites e depressão, entre outras.
Além disso, é aquele que não quer saber apenas qual doença a pessoa apresenta, mas sim, quem tem determinada doença, e como vivência o problema. Por isso, levam em consideração características como idade, sexo , ambiente familiar e social, pontos que interferem na causa das doenças e no diagnóstico adequado. É o especialista em pessoas, por meio de um cuidado contínuo e integral da saúde.
Apesar de pouco conhecido tanto entre a comunidade quanto no meio médico, está presente em quase todo o Brasil, atuando tanto na saúde privada, nos consultórios particulares, quanto na esfera pública, em postos de Saúde e na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio do programa Estratégia Saúde da Família do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (ESF/DAB/MS).
Hoje, a medicina de família está presente em quase todo o Brasil. Atualmente cerca de 100 milhões de brasileiros são assistidos pela Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo 32.000 equipes atuando em 99% dos municípios brasileiros. Entretanto, há apenas 1.500 médicos especializados em Medicina de Família e Comunidade na ESF.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário