Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Comer muito bolo pode deixar você peluda

Especialistas britânicos explicam quais as causas mais comuns do crescimento de pelo nas mulheres

 Uma pesquisa realizada pela internet, com mais de 2 mil mulheres, revelou que, quando o assunto é aparência, o crescimento de pelos corporais é a segunda coisa mais preocupante para elas. A primeira, obviamente, é ganhar peso.

Segundo reportagem do jornal britânico "Daily Mail", uma em cada dez mulheres reclamam de excesso de pelos. Em geral, esta é uma tendência genética. No entanto, alguns fatores podem contribuir para o crescimento indesejado dos folículos capilares.

Bolos e biscoitos
 Ingerir uma grande quantidade de açúcar, em especial de carboidratos refinados, encontrados nas bolachas industrializadas e nos bolos, podem deixar você cabeluda.

"Essas comidas têm um alto nível glicêmico. Isto é, elas liberam energia rapidamente e acabam fazendo seu corpo criar seu resistência a insulina", explica o Dr. Davison, endocrinologista do Whipps Cross Universtiy Hospital.

O corpo passa a produzir mais deste hormônio para conseguir controlar o nível de açúcar no sangue. "Muita insulina pode induzir o ovário a produzir mais testosterona, o hormônio masculino, levando ao excesso de cabelo", explica Marilyn Glenville, especialista em saúde da mulher e nutricionista.

Estar acima do peso também pode causar resistência a insulina.

Ovários Policísticos
 A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) afeta uma a cada dez mulheres. Ela acontece quando os ovários não funcionam apropriadamente e ficam cobertos por pequenos cistos. Como resultado, os óvulos são liberados de maneira irregular, fazendo com que a menstruação atrase ou não venha. Ainda há a chance da mulher ter sua fertilidade reduzida.

Um dos sintomas mais comuns é o aumento do nível de hormônios masculinos, causando um desequilibrio no balanço hormonal. "Excesso de pelo pode ser um indicativo destas mudanças", conta o Dr. Davison. "Há áreas mais sensíveis a testoterona, principalmente onde há folículos capilares, tais como queixo, lábio superior, costeletas, torax e na parte interna das coxas", explica o médico.

Nestes casos, a mulher deve consultar seu ginegologista. "Talvez hajam outros problemas de saúde a serem investigados", alerta Steve Franks, endocrinologista do St. Mary's Hospital. As mulheres devem ficar atentas principalmente se o crescimento de pelos faciais começou nos últimos seis meses.

Doenças de pele
 Pessoas com doenças de pele, como eczema ou psoríase, podem ficar peludas. "Isto acontece porque estas doenças causam inflamações, aumentando a circulação do sangue na derme e acelerando o crescimento capilar", conta Dr. Davison.

É importante ressaltar que na psoríase a taxa de renovação das células capilares também muda. Normalmente, elas se renovam entre 21 e 28 dias. Com a psoríase, a taxa cai para algo entre 2 e 6 dias.

Testosterona
 Se o homem tomar cápsulas de testosterona para aumentar seu nível hormonal, o hormônio pode ser transferido para a mulher através do contato com a pele. "Muitas pessoas não sabem que isso acontece e pode ser o suficiente para aumentar o crescimento de pelo facial nas mulheres", explica Dr. Davison.

O mesmo pode acontecer quando a mulher usa medicamentos a base de testosterona para aumentar sua libido.

O uso de produtos para evitar a queda de cabelos e alguns medicamentos para o controle de pressão alta também pode ser arriscado. "Medicamentos a base de minoxidil, por exemplo, podem causar o crescimento de pelos em lugares indesejados", explica Dr. Davison. Por serem mais sensíveis ao hormônio, as mulheres chegam a desenvolver excesso de capilar nas palmas e costas das mãos, dedos e testa.

Anorexia
 Mulheres que sofrem de anorexia costumam ter um aumento do crescimento de cabelo lanugo. Lanugo é um tipo capilar bem fino, comum em bebês.

"Infelizmente, o aumento dos pelos não contribui para elevar a autoestima das anoréxicas", lamenta Dr. Davison.

Esteróides
 Usados para tratar certas doenças, como asma e artrite reumatóide e para reduzir inflamações no corpo, os corticosteroides podem causar crescimento capilar. O mais conhecido deles é o cortisol.

Estes medicamentos, quando tomados por mais de seis meses, podem provocar hipercortisolismo (Síndrome de Cushing). Os sintomas incluem ganho de peso, rosto vermelho e inchado, além de deixar a pessoa mais peluda.

Menopausa e Terapias de Reposição Hormonal
 "Na menopausa, o nível de estrogênio no corpo feminino cai. Isto pode fazer com que a testoterona se torne o hormônio predominante", explica Marilyn Glenville.

A mudança do equilíbrio hormonal pode fazer com que a mulher desenvolva características masculinas, tais como calvice, além de aumento dos pelos faciais e acne. Estatísticas apontam que 25% das mulheres de meia idade depilam os indesejados folículos capilares que aparecem em seus rostos.

Tratamentos utilizados para corrigir a queda do nível de estrogênio e progesterona nas mulheres também pode deixar a mulher mais peluda.

"Há dois tipos de progesteronas que podem fazer parte das Terapias de Reposição Hormonal", conta Marylin. O primeiro grupo, é similar a progesterona natural, enquanto o segundo grupo é mais parecido com a testosterona. "Se o tratamento utiliza o segundo tipo, isto pode explicar o aumento de pelos", ressalta a especialista.

A tibolona, que também é utilizada nestas terapias, tem como efeito colateral o crescimento dos folículos capilares.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário