Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EUA mantém proibição de venda de pílula do dia seguinte sem receita para menores

Atualmente o medicamento é vendido sem receita para mulheres maiores de 17 anos

A FDA, agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos recusou-se nesta quarta-feira (7) a conceder a uma empresa farmacêutica o direito de vender sem autorização a pílula do dia seguinte a menores de 17 anos.

A receita médica "continuará sendo necessária para as jovens menores de 17 anos", declarou, em um comunicado, a chefe da FDA, Margaret Hamburg.

Hamburg enviou uma carta aos jornalistas explicando que embora apóie a tentativa de tornar a pílula do dia seguinte mais acessível às jovens maiores de 12 anos, a secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius, tinha se mostrado em desacordo com a decisão da FDA e invocou sua autoridade para bloquear a iniciativa.

Atualmente, a pílula do dia seguinte, que pode reduzir as chances de gravidez se ingerida até 72 horas após a relação sexual sem proteção, está disponível sem receita para todas as mulheres maiores de 17 anos.

A empresa farmacêutica Teval, que fabrica a pílula Plan B, solicitou à FDA que mudasse as regras para que o produto fosse facilmente acessível a mulheres de todas as idades.

O pedido despertou a ira de grupos antiaborto americanos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário