Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Segurança: Em mobilidade, atenção tem que ser reforçada

Ambientes hospitalares convivem com dispositivos que vão além de iPhones e iPads

Smartphones e tablets não são os únicos dispositivos móveis usados no ambiente de saúde. Laptops e estações de trabalho sem fio, CTs móveis e MRIs, que têm endereços IP, também fazem parte do pacote e tornam o gerenciamento da segurança muito mais complexo do que em qualquer outra indústria.

Gerenciar todos esses dispositivos móveis nos ambientes de saúde também significa saber quantos desses dispositivos existem em sua organização. Isso nem sempre é tão fácil quanto parece. Antes que o Hospital Infantil de Miami implantasse o CounterACT, da ForeScout, a área de TI do Hospital acreditava ter 3 mil dispositivos em sua rede, “mas quando implantamos o CounterACT, descobrimos 5,6 mil”, contou o CIO Alex Naveira.

“Agora temos noção do que está acontecendo e temos regras para segregar os dispositivos e seus privilégios de acesso”. O CounterACT é uma plataforma de controle de segurança que identifica, automaticamente, quais dispositivos e usuários estão na rede, controla o acesso à rede, bloqueia ameaças, conserta violações de segurança em pontos finais e mede compliance com as políticas de segurança da empresa.

“Para qualquer tipo de dispositivo, essa tecnologia protege dados de pacientes”, defendeu Naveira, em entrevista. Isso inclui o uso de “soluções de mensagens criptografadas” para comunicação entre médicos e pacientes. “É um trabalho em andamento. Eu nunca digo que está concluído. Continuamos trabalhando para melhorá-lo.”

Como a indústria da saúde é altamente regulamentada e está sob constante vigilância em relação à compliance com segurança e regras de privacidade da HIPAA, é importante que os prestadores de serviços de saúde se mantenham informados não só sobre as mais recentes tecnologias de segurança, mas, também, sobre as mais recentes ameaças. E, como Alex Naveira sugeriu, é uma batalha sem fim.

Fonte: Marianne Kolbasuk McGee | InformationWeek EUA; replicada na InformationWeek Brasil

Por SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário