Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Portugal: Direcção-Geral propõe antecipação da vacina contra o sarampo

A Direcção-Geral da Saúde decidiu antecipar a vacina contra o sarampo dos 15 para os 12 meses, uma medida que entrará em vigor em 2012 e que coincide com um alerta relacionado com um surto da doença na Europa.

De acordo com Graça Freitas, sub-diretora geral da Saúde, foi apresentada uma proposta técnica para que a partir de 1 de janeiro de 2012 haja uma antecipação da primeira dose da vacina tripla contra o sarampo, a papeira e a rubéola.

Recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta relacionado com surtos de sarampo na Europa, mas a responsável nega que esta proposta esteja relacionada com esse alerta, afirmando tratar-se de uma coincidência temporal, porque já estava planeada para este ano a antecipação da vacina.

“A vacina era dada aos 15 meses, porque os anticorpos das mães passavam para as crianças e davam-lhes proteção, mas sabemos, por estudos e evidência científica, que à medida que os meninos vão nascendo de mães vacinadas, e que não desenvolveram a doença, a imunidade materna desaparece mais cedo”, explicou.

Graça Freitas refere que a situação de Portugal face ao sarampo é pacífica, uma vez que não há casos registados á exceção de dois importados, um deles apenas de passagem.

“Este ano houve um caso importado de França, mas que não transmitiu a ninguém, e um outro de uma senhora que veio da Suíça assistir a uma conferência, que estava doente e que só se apercebeu disso quando voltou ao país de origem, mas também não houve contágio”.

Graça Freitas sublinhou que esta é uma proposta fundamentada e que do ponto de vista logístico “não acarreta nada”, pois são exatamente as mesmas crianças, só que vacinadas mais cedo.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário