Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Presença de médicos nas capitais é duas vezes maior que a média nacional

Presença predominante dos médicos nas capitais aumenta a desigualdade no acesso ao atendimento médico, segundo pesquisa Demografia Médica no Brasil, desenvolvida pelo CFM e Cremesp

É nas cidades de maior porte, especialmente nas capitais, que se concentram a maioria dos médicos brasileiros. A constatação é da pesquisa Demografia Médica no Brasil, desenvolvida em parceria entre Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que engloba dados gerais e descrições de desigualdades.

Constatação:
• É nas cidades de maior porte, especialmente nas capitais, que se concentram a maioria dos médicos brasileiros. Essa situação reflete a tendência do profissional se fixar e trabalhar na cidade ou região onde fez sua graduação e residência.

• A presença predominante dos médicos nas capitais aumenta a desigualdade no acesso ao atendimento médico. Em média, o conjunto desses municípios apresenta uma razão de médicos registrados por 1.000 habitantes de 4,22. Esse índice é mais que duas vezes superior à média nacional (1,95).

• A cidade de São Paulo, por exemplo, tem 4,33 médicos registrados por 1.000 habitantes, enquanto o estado tem 2,58. Três capitais de porte médio do Sudeste e do Sul (Vitória, Belo Horizonte e Florianópolis) chamam a atenção pela elevada proporção de médicos registrados por habitantes, especialmente quando se compara com os números dos seus próprios estados.


Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário